<b>Promovendo o autocuidado em diabetes na educação individual e em grupo</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i4.9686

  • Flávia Rodrigues Lobo Pereira UFMG
  • Heloísa de Carvalho Torres UFMG
  • Naiara Abrantes Cândido UFMG
  • Luciana Rodrigues Alexandre UFMG
Palavras-chave: Educação do Autocuidado, Diabetes Tipo 2, Enfermagem.

Resumo

O presente trabalho consiste em descrever as estratégias de educação individual e em grupo na promoção do autocuidado quanto ao diabetes Mellitus. O estudo foi realizado com 46 pessoas com diabetes tipo 2 em seguimento no Programa Educativo do Hospital-Escola. O acompanhamento do processo educativo ocorreu por seis meses, durante o ano de 2008. O funcionamento da educação em grupo consistia de três encontros mensais por meio de dinâmicas lúdicas e interativas, proporcionando a troca de experiências entre os participantes. Na consulta individual foram feitas perguntas para identificar as características biopsicossociais, sociodemográficas e histórico-ocupacionais, permitindo conhecer a pessoa, seus hábitos de vida e suas práticas de autocuidado. Nos grupos operativos os indivíduos compartilharam experiências com os colegas, estimulando a maior adesão ao tratamento. A prática educativa individual e em grupo apresenta-se como uma maneira eficaz de conscientizar o indivíduo sobre a importância do autocuidado, além de possibilitar a estes e aos profissionais de saúde discussão das informações acerca da doença e do tratamento.

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Publicado
2010-03-19
Como Citar
Pereira, F. R. L., Torres, H. de C., Cândido, N. A., & Alexandre, L. R. (2010). <b>Promovendo o autocuidado em diabetes na educação individual e em grupo</b&gt; - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i4.9686. Ciência, Cuidado E Saúde, 8(4), 594-599. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i4.9686
Seção
Artigos originais