<b>Grupos como estratégia de ensino e cuidado de família, criança e adolescente com doença crônica</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i0.9743
Palavras-chave:
Cuidado da Criança, Saúde do Adolescente, Relações Profissional-Família, Doenças Crônicas, Ensino. Enfermagem Familiar.
Resumo
Trata-se de um artigo de reflexão que aborda as atividades de grupos como estratégias para o ensino e o cuidado à saúde de famílias, crianças e adolescentes com doença crônica. Esta reflexão tem como pano de fundo as pesquisas e as experiências vivenciadas no cotidiano do ensino e cuidado de saúde da família, criança e adolescente com doença crônica Além disso, permeiam a reflexão, os referenciais de família, cuidado à saúde, conceito de vulnerabilidade e as metodologias que oferecem sustentação à prática do cuidado e aos processos de ensino-aprendizagem. Frente a estas considerações, destaca-se o Método Criativo Sensível como uma estratégia que privilegia as atividades de grupo bem como a construção do conhecimento compartilhado. Visualiza-se, a partir desta discussão, que as ações de cuidado à saúde requerem um enfoque multidimensional e estratégias eficazes que possam favorecer os processos de cuidado e ensino-aprendizagem à família, à criança e ao adolescente que convivem com doença crônica.Downloads
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Publicado
2010-04-23
Como Citar
Motta, M. da G. C., Issi, H. B., & Ribeiro, N. R. R. (2010). <b>Grupos como estratégia de ensino e cuidado de família, criança e adolescente com doença crônica</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i0.9743. Ciência, Cuidado E Saúde, 8, 155-161. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i0.9743
Edição
Seção
Artigos de reflexão