<b>A incapacidade vivenciada por trabalhadores de enfermagem no retorno ao trabalho / The failure experienced by nursing workers on return to work</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.19456

  • Silmar Maria Silva Enfermeira. Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Itu, São Paulo, Brasil.
  • Patricia Campos Pavan Baptista Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Abstract

Ponderando as abordagens adotadas sobre incapacidade e as lacunas da política de reabilitação profissional, o presente estudo tem como objetivo compreender o fenômeno retornar ao trabalho após afastamento por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica, com abordagem da fenomenologia existencial heideggeriana, que enseja compreender a experiência vivida a partir do sujeito e sua existência. Entre junho e julho de 2011, foram entrevistadas seis trabalhadoras de enfermagem, de um Hospital Escola, na cidade de São Paulo, que estavam vivenciando o processo de retorno ao trabalho após afastamento por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Para tanto, as trabalhadoras de enfermagem responderam a questão norteadora: Como está sendo para você retornar ao trabalho após o período de afastamento? O mundo-vivido das trabalhadoras de enfermagem é marcado pela incapacidade tanto resultante da dor intensa quanto pelo próprio processo de adoecer. Estas modificações são relatadas como perdas existenciais que acompanham as trabalhadoras no curso da doença. O processo de retorno ao trabalho é muito complexo, e necessita da iniciativa e atuação de vários atores para que este seja um processo saudável, que não desencadeie ou piore a incapacidade.

 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2013-11-13
How to Cite
Silva, S. M., & Baptista, P. C. P. (2013). <b>A incapacidade vivenciada por trabalhadores de enfermagem no retorno ao trabalho / The failure experienced by nursing workers on return to work</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.19456. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(3), 524 - 530. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i3.19456
Section
Original articles