<b>Percepção da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva com relação à espiritualidade e religiosidade</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.19788

  • Calíope Pilger Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem Fundamental na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP-USP. Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Jaqueline Queiroz de Macedo Enfermeira. Doutoranda em Ciências - Enfermagem Psiquiátrica- EERP-USP).
  • Renata Zanelatto Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu – PR.
  • Letícia Gramazio Soares Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO.
  • Luciana Kusumota Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP.

Abstract

Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção dos profissionais de enfermagem que trabalham em uma UTI adulto acerca da espiritualidade e religiosidade. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizada em um hospital de médio porte do município do Paraná. Participaram da pesquisa 09 profissionais da equipe de enfermagem que atuam no setor de UTI. Para coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. A pesquisa obteve como resultado três categorias centrais: Cuidado espiritual e religioso; Influência da espiritualidade e religiosidade do profissional na convivência com pacientes na UTI; Valorização e respeito da espiritualidade e religiosidade dos pacientes. A partir da análise e discussão das categorias, pôde-se perceber que a assistência oferecida está pautada na influência das próprias crenças espirituais e religiosas dos profissionais desta unidade e também na valorização da espiritualidade e religiosidade dos pacientes. É preciso prestar cuidado integral aos pacientes, pois a prática do cuidado espiritual, é estimuladora, resgata a coragem, fornece ânimo, energia para enfrentar situações de sofrimento e dor.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-05-29
How to Cite
Pilger, C., Macedo, J. Q. de, Zanelatto, R., Soares, L. G., & Kusumota, L. (2014). <b>Percepção da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva com relação à espiritualidade e religiosidade</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.19788. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 479 - 486. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.19788
Section
Original articles