<b>Auriculoterapia: tratamento dos transtornos da amamentação</b> DOI:10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20341

  • Cristiana Marinho Maymone Nutricionista. Residência Multiprofissional em Interiorização da Atenção à Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Saúde Indígena.
  • Rogélia Herculano Pinto Enfermeira Acupunturista. Doutoranda em Enfermagem. Docente do Núcleo de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória. (UFPE/CAV).
  • Emerson Peter da Silva Falcão Doutorado em Ciências Biológicas. Mestrado em Bioquímica e Fisiologia. Docente do Núcleo de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória. (UFPE/CAV).
  • Bartolomeu José dos Santos Júnior Enfermeiro Acupunturista. Mestre em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade São Miguel. Assistente de Pesquisa do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Infectologia da Universidade Federal de Pernambuco (NEPAI/HC/UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Abstract

O leite materno possui inúmeros benefícios para mãe e para o filho. No Brasil, as crianças têm mamado apenas até os 11 meses, sendo depois excluída totalmente essa oferta. Este valor está bem abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que é até os 24 meses. Os fatores para o abandono mais citados são a dor e o ingurgitamento mamário. A propósito disso, a auriculoterapia constitui um tratamento para enfermidades físicas e mentais, através de estímulo de pontos do pavilhão auricular. Estes pontos possuem relação com todos os órgãos e meridianos de acupuntura sistêmica. O Sistema Público de Saúde Brasileiro tem mostrado interesse por profissionais acupunturistas, conforme as Portarias n°154 de 2008 e 971 de 2006. O presente trabalho objetivou analisar os efeitos da acupuntura auricular nas complicações da lactação. Um estudo do tipo relato de caso, com abordagem quantitativa, trata de mães que receberam sementes em pontos auriculares que estavam em desordem energética. Dados coletados: dor, redução da inflamação, tempo de tratamento, tempo de cicatrização, apojadura. Após a coleta, as informações foram registradas em banco de dados e submetidas à análise estatística simples. Observou-se que, das sete puérperas estudadas, apenas uma não apresentou melhora. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-05-29
How to Cite
Maymone, C. M., Pinto, R. H., Falcão, E. P. da S., & Júnior, B. J. dos S. (2014). <b>Auriculoterapia: tratamento dos transtornos da amamentação</b&gt; DOI:10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20341. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 577 - 581. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.20341
Section
Experience reports