<b>Grupo focal e pedagogia vivencial humanescente: técnica de coleta de dados inovadora/Focus group and experiential pedagogy: innovative technique of data collection<b>
Abstract
Objetiva-se caracterizar o uso do grupo focal baseado na Pedagogia Vivencial Humanescente como técnica de coleta de dados inovadora, bem como elucidar as percepções das acadêmicas de enfermagem acerca dos benefícios dessa inovação metodológica. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica do grupo focal realizada de acordo com a Pedagogia Vivencial Humanescente: realidade pedagógica transcorporal humanescente, com oito acadêmicas de enfermagem de uma universidade pública do Brasil. Os dados foram analisados com base nos princípios orientadores fundamentados na obra de Alfred Schutz. Demonstra-se que o sucesso da consecução de um grupo focal está norteado pelo seu sistemático planejamento, e elucida-se que o uso da Pedagogia Vivencial Humanescente se traduziu em mais um elemento que proporcionou a efetivação de um ambiente aconchegante, confortante, estimulador de trocas espontâneas de idéias, o que fomentou os dados da pesquisa. O estudo busca servir como aporte para demais pesquisas qualitativas, reafirmando a eficácia do uso do grupo focal como técnica de coleta de dados e sugerindo o uso da Pedagogia Vivencial Humanescente como elemento benéfico à riqueza do encontro.
Downloads
- PDF - PORT (Português (Brasil))
- PDF - ING (Português (Brasil))
- Carta de submissão (Português (Brasil))
- DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS (Português (Brasil))
- Folha de identificação (Português (Brasil))
- Parecer do comitê de ética em pesquisa (Português (Brasil))
- Comprovante de pagamento de taxa de submissão (Português (Brasil))