<b> Modelagem do cuidado familiar na condição crônica por adrenoleucodistrofia/ Modeling of familiar care in a chronical condition by adrenoleukodystrofy<b>

  • Carla Louise Schneider
  • Laura Filomena Santos de Araújo
  • Roseney Bellato Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marly Akemi Shiroma Nepomuceno
  • Elen Petean
Palavras-chave: Família, Cuidado da Criança, Enfermagem, Doença Crônica.

Resumo

Este artigo objetivou compreender o modo como a família produz o cuidado à criança em condição crônica por adrenoleucodistrofia. Configura-se como  estudo de situação, cujo corpus de análise foi composto por “cenas de cuidado” filmadas durante entrevista em profundidade realizada com os pais de criança adoecida, mantidas em acervo de imagens da pesquisa matricial. As cenas analisadas evidenciaram os esforços dos pais em produzir cuidados contínuos, permanentes e intensos à criança. No desenvolvimento deste cuidado, destacamos o estabelecimento de comunicação peculiar com a criança; os olhares de cuidado constantemente direcionados às suas necessidades; a prontidão para cuidar; e a incorporação de saberes diversos no cuidado. Compreendemos que a família desenvolve, também, cuidados do âmbito profissional, visto que, na maior parte do tempo, cuida solitariamente. Ponderamos, por fim, que os intensos esforços empreendidos pelos pais permite-lhes a modelagem de cuidado personalíssimo, capaz de abarcar a complexidade das necessidades da criança adoecida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Louise Schneider
Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Colaboradora do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania (GPESC). E-mail: carlinhals@hotmail.com.
Laura Filomena Santos de Araújo
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT). Líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania (GPESC). E-mail: laurafil1@yahoo.com.br.
Roseney Bellato, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania (GPESC). E-mail: roseneybellato@gmail.com.

Marly Akemi Shiroma Nepomuceno

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Colaboradora do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania (GPESC). E-mail: marlynepo1@yahoo.com.br.

Elen Petean
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania (GPESC). E-mail: elenpetean@yahoo.com.br
Publicado
2015-06-12
Como Citar
Schneider, C. L., Araújo, L. F. S. de, Bellato, R., Nepomuceno, M. A. S., & Petean, E. (2015). <b> Modelagem do cuidado familiar na condição crônica por adrenoleucodistrofia/ Modeling of familiar care in a chronical condition by adrenoleukodystrofy<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1130 - 1138. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.23940
Seção
Artigos originais