<b>O brincar da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/The play of the child with ADHD<b>

  • Alessandra Keyth Pereira
  • Edmara Bazoni Soares Maia
  • Regina Issuzu Hirooka de Borba
  • Circéa Amália Ribeiro

Resumen

Pesquisa qualitativa descritiva que objetivou compreender a vivência da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade expressa na sessão de Brinquedo Terapêutico Dramático, ferramenta utilizada por enfermeiros para facilitar a comunicação com a criança e possibilitar a expressão de seus sentimentos. Por meio de duas sessões de Brinquedo Terapêutico Dramático realizadas com cada um dos seis escolares participantes e posterior análise qualitativa do conteúdo dos dados foi revelado o quanto é difícil para essas crianças vivenciarem esse transtorno, vivência expressa nas categorias temáticas: tendo dificuldade em manter a atenção; percebendo-se diferente e incapaz; vivenciando conflitos; e esforçando-se para superar as adversidades. Tal experiência mostrou-se repleta de obstáculos, conflitos familiares e escolares, sentimentos de inferioridade, assim como tentativas de superação. A pesquisa reiterou também o favorecimento da catarse e a possibilidade de conhecimento dessa vivência do ponto de vista de quem a experiencia. No entanto, fazem-se necessários novos estudos relacionados ao efeito desta intervenção no cuidado de saúde da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e em outros contextos pertinentes de sua vida. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alessandra Keyth Pereira
Enfermeira. Pós-graduada em Saúde Pública - Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da UNIFESP. Santos, São Paulo, Brasil.
Edmara Bazoni Soares Maia
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – EPE/UNIFESP. São Paulo, São Paulo, Brasil.
Regina Issuzu Hirooka de Borba
Enfermeira. Professor Associado da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – EPE/UNIFESP. São Paulo, São Paulo, Brasil. Enfermeira.
Circéa Amália Ribeiro
Professor Associado da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – EPE/UNIFESP. São Paulo, São Paulo, Brasil.
Publicado
2015-06-12
Cómo citar
Pereira, A. K., Soares Maia, E. B., Hirooka de Borba, R. I., & Ribeiro, C. A. (2015). <b>O brincar da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/The play of the child with ADHD<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1175 - 1183. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.25410
Sección
Articulo originale