<b> Percepção de professores sobre os princípios de ergonomia física nos cursos de medicina e enfermagem/ Teacher´s perception about the physical ergonomics principles in medicine and nursing courses

  • Marcela Maris Madeira Lana Soares
  • Marcelo Alexandre Albino Filho
  • Elisabete Takeda
  • Osni Lázaro Pinheiro

Abstract

O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento dos professores que atuam no cenário de prática profissional da segunda série dos cursos de medicina e enfermagem sobre os princípios da ergonomia física. O trabalho foi realizado em uma instituição de ensino localizada no interior do estado de São Paulo, no ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. A análise dos depoimentos permitiu a identificação de três temáticas: “Ergonomia: entre a construção de um conceito e a utilização na prática”; “Distúrbios osteomusculares em trabalhadores da saúde: prevenir ou remediar?”; “Vislumbrando os princípios da ergonomia nos cursos de graduação da área da saúde”. Conclui-se que o conhecimento dos professores sobre o tema ergonomia é limitado, geralmente associado à postura e posições. Os entrevistados estabeleceram uma relação entre as atividades desenvolvidas por médicos e enfermeiros com a sobrecarga osteomuscular e reforçam a necessidade de medidas preventivas. Reconheceram que o ambiente acadêmico é um campo para a incorporação do tema ergonomia à prática profissional e que o professor possui um importante papel neste processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcela Maris Madeira Lana Soares

Enfermeira. Mestrado em Ensino em Saúde. Hospital das Clínicas. Marília, SP, Brasil. 

Marcelo Alexandre Albino Filho

Enfermeiro. Mestrando pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Santa Casa. Marília, SP, Brasil.

Elisabete Takeda

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil. 

Osni Lázaro Pinheiro

Farmacêutico-Bioquímico. Doutor em Ginecologia e Obstetrícia. Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil.

Published
2016-07-01
How to Cite
Soares, M. M. M. L., Albino Filho, M. A., Takeda, E., & Pinheiro, O. L. (2016). <b&gt; Percepção de professores sobre os princípios de ergonomia física nos cursos de medicina e enfermagem/ Teacher´s perception about the physical ergonomics principles in medicine and nursing courses. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(3), 546 - 552. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i3.29384
Section
Original articles