<b> Atitudes de alunos expectadores de práticas de bullyng na escola/Attitudes of bullying practices bystanders students at school<b>

  • Igor Soares Vieira Universidade Tiradentes - UNIT
  • Andreia Poschi Barbosa Torales Universidade Tiradentes - UNIT
  • Marlizete Maldonado Vargas Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cristiane Costa da Cunha Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT

Abstract

O objetivo foi analisar a prevalência de alunos que testemunham situações de violência escolar, com identificação de atitudes desses espectadores na problemática do bullying em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, Brasil. Estudo transversal de natureza quantitativa, desenvolvido no período de agosto de 2012 a setembro de 2013. Participaram 753 adolescentes. O plano amostral foi baseado na população de alunos matriculados em escolas públicas estaduais da Grande Aracaju. Foi utilizado um questionário validado de Violência entre Pares desenvolvido na Universidade de Lisboa. Mais da metade dos sujeitos da pesquisa (51,4%) testemunharam situações de violência. Entre formas de agressão mais observadas, o bullying verbal teve maior frequência (55,60%), seguido do bullying físico (29%). As principais reações das vítimas de bullying, e dos que presenciaram alguma situação de agressão foi não revidar (42,6%), pedir ao agressor para parar (21,8%) e recorrer a um adulto (12,87%). As vítimas foram apoiadas positivamente pelos espectadores principalmente quando o agressor era do sexo masculino, mais velho e integrado na mesma turma. O apoio ao agressor ocorreu quando maus-tratos foram perpetuados por indivíduos mais velhos, do sexo masculino e pertencentes a outra turma. Os espectadores ainda não constituem uma rede de amparo, envolvendo-se passivamente no término do bullying.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Igor Soares Vieira, Universidade Tiradentes - UNIT
Psicólogo, mestre e doutorando em Saúde e Comportamento. Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Pelotas – RS, Brasil.
Andreia Poschi Barbosa Torales, Universidade Tiradentes - UNIT

Psicóloga, mestre e doutoranda em Saúde e Ambiente. Universidade Tiradentes (UNIT). Aracaju – SE, Brasil. 

Marlizete Maldonado Vargas, Universidade Tiradentes - UNIT
Psicóloga, doutora em Psicologia. Membro permanente do corpo docente do Programa de Doutorado e Mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes (UNIT) e Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).
Cristiane Costa da Cunha Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT

Cirurgiã Dentista, doutora em Saúde Coletiva. Membro permanente do corpo docente do Programa de Doutorado e Mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade Tirdentes (UNIT) e Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

Published
2016-06-07
How to Cite
Vieira, I. S., Torales, A. P. B., Vargas, M. M., & Oliveira, C. C. da C. (2016). <b> Atitudes de alunos expectadores de práticas de bullyng na escola/Attitudes of bullying practices bystanders students at school<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(1), 163 - 170. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i1.29403
Section
Original articles