<b>A espiritualidade e a religiosidade como estratégias de enfrentamento do adoecer e morrer / Spirituality and religiosity as coping strategies for illness and death<b>

Abstract

O objetivo do estudo foi compreender a espiritualidade e a religiosidade como estratégias de enfrentamento do adoecimento e da morte na juventude. Este moldou-se como estudo de situação, de abordagem compreensiva, por meio da história de vida operacionalizada pela entrevista em profundidade e pela observação. As entrevistas e os relatos de observação foram transcritos e organizados no diário de pesquisa. Para a análise dos dados, as narrativas foram agrupadas em diferentes conjuntos temáticos que foram reiterados com a aglutinação de temas em novos conjuntos. Para essa comunicação, destacamos o tema relacionado à espiritualidade e à religiosidade presentes no corpus de dados. A espiritualidade e a religiosidade, fortemente imbricadas na vida da jovem, surgem como importantes estratégias de enfrentamento do adoecimento e finitude. Reafirma-se, assim, a importância de que o profissional enfermeiro considere as crenças, os valores de cada pessoa, e os muitos sentidos que são atribuídos às experiências espirituais e religiosas de cada enfermo. Enfim, saber lidar com o que não é palpável torna-se crucial no momento em que se coloca ao lado do outro que se prepara para deixar essa vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Simone Mendes Bezerra
Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania (GPESC) da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Mato Grosso (FAEN\UFMT). Cuiabá -MT, Brasil.
Solange Pires Salomé de Souza
Enfermeira. Doutora  em Saúde Pública. Professora da Pós Graduação em Enfermagem da FAEN/UFMT, membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde  e Cidadania( GPESC). Cuiabá, MT, Brasil.
Maria Aparecida Rodrigues da Silva Barbosa

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT). Cuiabá, MT, Brasil. 

Ítala Paris de Souza
Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (ISC/UFMT). Cuiabá -MT .
Published
2018-12-17
How to Cite
Bezerra, M. S. M., Souza, S. P. S. de, Barbosa, M. A. R. da S., & Souza, Ítala P. de. (2018). <b>A espiritualidade e a religiosidade como estratégias de enfrentamento do adoecer e morrer / Spirituality and religiosity as coping strategies for illness and death<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(4). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i4.45155
Section
Original articles