Idade como fator de risco para diabetes mellitus gestacional

Resumen

Objetivo: Investigar o ponto de corte da idade para detecção de diabetes mellitus gestacional (DMG). Método: Estudo caso-controle com 416 gestantes acompanhadas no ambulatório de pré-natal de uma maternidade no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. A análise da curva receiver operating characteristic foi aplicada aos dados para evidenciar valores com otimização da sensibilidade em função da especificidade. Resultados: Estima-se que a razão de chance de uma mulher com idade ≥25 anos desenvolver diabetes mellitus gestacional é 2,3 vezes maior. A idade ≥22,5 anos foi identificada como ponto que maximiza a chance para a diabetes mellitus gestacional. A chance de uma mulher com idade maior ou igual a 22,5 anos apresentar esta doença é 3,0 vezes maior do que em outra mulher com idade menor. Conclusão: O ponto de corte de idade que sugere necessidade de maior monitoramento de glicemia em gestantes é de 22,5 anos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Grasiela Martins Barros
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira assistencial da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora FAETEC I da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Thais Medeiros Lima Guimarães
Enfermeira. Residente do Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização, sob a forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiro, nos Moldes de Residência - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Lyvia da Silva Figueiredo
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Ciências Cardiovasculares, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Marcos Venícios de Oliveira Lopes
Enfermeiro e estatístico. Doutor em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Helen Campos Ferreira
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada I do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF); Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica – Residência da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa; Coordenadora Líder do grupo de pesquisa “Saúde Integral da Mulher  e do Recém Nascido” – CNPq; Membro do Núcleo de "Pesquisa e Extensão em Educação em Saúde Comunitária"- CNPq. Niterói, RJ, Brasil.
Ana Carla Dantas Cavalcanti
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada III do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração (MFE) da EEAAC/UFF. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) e do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) da UFF. Docente colaboradora externa do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF. Líder do Grupo de Estudos de Sistematização da Assistência de Enfermagem da UFF (GESAE_UFF). Coordenadora da Clínica de Insuficiência Cardíaca Coração Valente. Niterói, RJ, Brasil.
Publicado
2019-04-22
Cómo citar
Barros, G. M., Guimarães, T. M. L., Figueiredo, L. da S., Lopes, M. V. de O., Ferreira, H. C., & Cavalcanti, A. C. D. (2019). Idade como fator de risco para diabetes mellitus gestacional. Ciência, Cuidado E Saúde, 18(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i2.45414
Sección
Articulo originale