meanings assigned by adolescents to an educational intervention on leprosy

Keywords: Adolescent health, Leprosy, Health education, Qualitative research

Abstract

Objetivo: descrever o significado atribuído por adolescentes a uma intervenção educativa sobre hanseníase mediada por jogos. Método: trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com 30 adolescentes de uma escola pública de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Aplicou-se uma intervenção de enfermagem com jogos adaptados à temática. Os dados foram coletados por meio de gravações cujas falas dos participantes durante a última etapa da intervenção educativa foram transcritas e analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: os adolescentes expressaram alegria e satisfação por participarem da intervenção. Os elementos trazidos em suas falas enfatizam o aprendizado sobre os aspectos gerais da hanseníase adquirido dos jogos e a possibilidade de atuarem como agentes transformadores da realidade perante a hanseníase. Conclusão: tal intervenção demonstrou potencial para a construção coletiva de saberes sobre a hanseníase com vistas à desmistificação dos falsos conceitos e mitos atribuídos ao agravo. Espera-se que a partir deste estudo a intervenção possa ser aplicada em diferentes contextos com vistas à promoção da saúde e prevenção da hanseníase.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

Hellen Cristina Dias dos Santos Silva

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFMT. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

Karine Ferreira da Silva

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFMT. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

Sabrina Edvirges Garcia Silva

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFMT. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

Maria Aparecida Munhoz Gaíva

Enfermeira. Pesquisadora Associada do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMT. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

References

Freitas BHBM, Silva FB, Jesus JMF, Alencastro MAB. Leprosy educational practices with adolescents: an integrative literature review. Rev Bras Enferm. 2019; 72(5): 1397-1404. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0458.

Oliveira JDCP, Marinus MWLC, Monteiro EMLM. Practices in the healthcare of children and adolescents with leprosy: the discourse of professionals. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41: e20190412. DOI: https://doi.org/10.1590/19831447.2020.20190412.

Schneider PB, Freitas BHBM. Tendência da hanseníase em menores de 15 anos no Brasil, 2001-2016. Cad. Saúde Pública. 2018; 34(3): e00101817. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00101817.

Grzybowski A, Sak J, Pawlikowski J, Nita M. Leprosy: Social implications from antiquity to the presente. Clin Dermatol. 2016; 34(1):8-10. DOI: https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2015.10.009.

Correia JC, Golay A, Lachat S, Singh SB, Manandhar V, Jha N, et al. “If you will counsel properly with love, they will listen”: A qualitative analysis of leprosy affected patients’ educational needs and caregiver perceptions in Nepal. PLoS ONE. 2019; 14(2): e0210955. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0210955

Freitas BHBM, Silva FB, Silva HCDS, Costa AMRF, Silva KF, Silva SEG. Educational workshop with adolescents on leprosy: case report. Rev Bras Enferm. 2019; 72(5): 1421-1425. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0663.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.

Freitas BHBM, Silva FB, Silva KF, Santos HCD, Silva SEG. Perception of adolescentes about leprosy. J Nurs UFPE on line. 2019; 13(2):292-7. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i2a237260p292-297-2019.

Mariano MR, Pinheiro AKB, Aquino OS, Ximenes LB, Pagliuca LMF. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enf. 2013;15(1):265-73.DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i1.17814

Viero VSF, Farias JM, Ferraz F, Simões PW, Martins JA, Ceretta LB. Health education with adolescents: analysis of knowledge acquisition on health topics. Esc Anna Nery. 2015; 19(3):484-90. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ean/v19n3/1414-8145-ean-19-03-0484.pdf

Pinheiro MGC, Medeiros IBG, Monteiro AI, Simpson CA. The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies. Rev Fund Care Online. 2015;7(3):2774-80.DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2774-2780

Silva FB, Gondim EC, Henrique NCP, Fonseca LMM, Mello DF. Educational intervention involving young mothers: gaining knowledge on childcare. Acta Paul Enferm. 2018; 31(1):32-38.DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800006

Oliveira, JDCP, Marinus MWLC, Monteiro EMLM. Practices in the healthcare of children and adolescents with leprosy: the discourse of professionals. Rev Gaúcha Enferm. 2020; 41:e20190412.DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190412.

Coriolano-Marinus MWL, Pacheco HF, Lima FT, Vasconcelos EMR, Alencar EN. Saúde do escolar: uma abordagem educativa sobre hanseníase. Sau. & Transf. Soc. 2012; 3(1):72-8. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/sts/v3n1/v3n1a12.pdf

Lima LSM, Brito ECC, Bezerra MAR, Brito MA, Rocha RC, Rocha SS. The nurse’s activities in school spaces. Ciência, Cuidado E Saúde. 2019;18(2): e46343.DOI: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v18i2.46343

Published
2020-12-07
How to Cite
Hinnah Borges Martins de Freitas, B., Silva, F. B., Dias dos Santos Silva, H. C., Ferreira da Silva, K., Edvirges Garcia Silva, S., & Munhoz GaívaM. A. (2020). meanings assigned by adolescents to an educational intervention on leprosy. Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.56434
Section
Original articles