meanings assigned by adolescents to an educational intervention on leprosy
Abstract
Objetivo: descrever o significado atribuído por adolescentes a uma intervenção educativa sobre hanseníase mediada por jogos. Método: trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com 30 adolescentes de uma escola pública de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Aplicou-se uma intervenção de enfermagem com jogos adaptados à temática. Os dados foram coletados por meio de gravações cujas falas dos participantes durante a última etapa da intervenção educativa foram transcritas e analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: os adolescentes expressaram alegria e satisfação por participarem da intervenção. Os elementos trazidos em suas falas enfatizam o aprendizado sobre os aspectos gerais da hanseníase adquirido dos jogos e a possibilidade de atuarem como agentes transformadores da realidade perante a hanseníase. Conclusão: tal intervenção demonstrou potencial para a construção coletiva de saberes sobre a hanseníase com vistas à desmistificação dos falsos conceitos e mitos atribuídos ao agravo. Espera-se que a partir deste estudo a intervenção possa ser aplicada em diferentes contextos com vistas à promoção da saúde e prevenção da hanseníase.
Downloads
References
Freitas BHBM, Silva FB, Jesus JMF, Alencastro MAB. Leprosy educational practices with adolescents: an integrative literature review. Rev Bras Enferm. 2019; 72(5): 1397-1404. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0458.
Oliveira JDCP, Marinus MWLC, Monteiro EMLM. Practices in the healthcare of children and adolescents with leprosy: the discourse of professionals. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41: e20190412. DOI: https://doi.org/10.1590/19831447.2020.20190412.
Schneider PB, Freitas BHBM. Tendência da hanseníase em menores de 15 anos no Brasil, 2001-2016. Cad. Saúde Pública. 2018; 34(3): e00101817. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00101817.
Grzybowski A, Sak J, Pawlikowski J, Nita M. Leprosy: Social implications from antiquity to the presente. Clin Dermatol. 2016; 34(1):8-10. DOI: https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2015.10.009.
Correia JC, Golay A, Lachat S, Singh SB, Manandhar V, Jha N, et al. “If you will counsel properly with love, they will listen”: A qualitative analysis of leprosy affected patients’ educational needs and caregiver perceptions in Nepal. PLoS ONE. 2019; 14(2): e0210955. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0210955
Freitas BHBM, Silva FB, Silva HCDS, Costa AMRF, Silva KF, Silva SEG. Educational workshop with adolescents on leprosy: case report. Rev Bras Enferm. 2019; 72(5): 1421-1425. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0663.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.
Freitas BHBM, Silva FB, Silva KF, Santos HCD, Silva SEG. Perception of adolescentes about leprosy. J Nurs UFPE on line. 2019; 13(2):292-7. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i2a237260p292-297-2019.
Mariano MR, Pinheiro AKB, Aquino OS, Ximenes LB, Pagliuca LMF. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enf. 2013;15(1):265-73.DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i1.17814
Viero VSF, Farias JM, Ferraz F, Simões PW, Martins JA, Ceretta LB. Health education with adolescents: analysis of knowledge acquisition on health topics. Esc Anna Nery. 2015; 19(3):484-90. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ean/v19n3/1414-8145-ean-19-03-0484.pdf
Pinheiro MGC, Medeiros IBG, Monteiro AI, Simpson CA. The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies. Rev Fund Care Online. 2015;7(3):2774-80.DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2774-2780
Silva FB, Gondim EC, Henrique NCP, Fonseca LMM, Mello DF. Educational intervention involving young mothers: gaining knowledge on childcare. Acta Paul Enferm. 2018; 31(1):32-38.DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800006
Oliveira, JDCP, Marinus MWLC, Monteiro EMLM. Practices in the healthcare of children and adolescents with leprosy: the discourse of professionals. Rev Gaúcha Enferm. 2020; 41:e20190412.DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190412.
Coriolano-Marinus MWL, Pacheco HF, Lima FT, Vasconcelos EMR, Alencar EN. Saúde do escolar: uma abordagem educativa sobre hanseníase. Sau. & Transf. Soc. 2012; 3(1):72-8. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/sts/v3n1/v3n1a12.pdf
Lima LSM, Brito ECC, Bezerra MAR, Brito MA, Rocha RC, Rocha SS. The nurse’s activities in school spaces. Ciência, Cuidado E Saúde. 2019;18(2): e46343.DOI: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v18i2.46343
Copyright (c) 2020 Ciência, Cuidado e Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.