Fatores de estresse em estudantes de enfermagem na realização de atividades teórico-práticas da formação acadêmica

  • Ingrid Loise Cruz dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luana Paula de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Helder de Pádua Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-3795-6343
  • Nathan Aratani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Soraia Geraldo Rozza Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Estresse psicológico; Fatores de risco; Saúde mental.

Resumo

Objetivo: verificar os fatores de estresse comumente vivenciados por estudantes do curso de Enfermagem na realização de atividades teóricas e práticas da formação acadêmica. Método: estudo descritivo, transversal, desenvolvido com 142 discentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública localizada em Mato Grosso do Sul, Brasil. Os dados foram coletados em fevereiro de 2020 por meio de questionário sociodemográfico/acadêmico e da escala de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e, posteriormente, analisados de maneira descritiva, segundo a moda e percentis superiores e inferiores à moda das variáveis. Resultados: medo de cometer erros durante a assistência ao paciente (57,4%), sentimento de ter adquirido pouco conhecimento para fazer provas práticas (52,1%), insegurança ou medo de fazer provas teóricas (44,7%) e obrigatoriedade de realizar trabalhos extraclasse (41,5%) foram fatores que provocaram níveis muito altos de estresse entre os estudantes. Conclusão: os resultados podem auxiliar faculdades de Enfermagem no planejamento e fortalecimento de intervenções preventivas com foco no gerenciamento do estresse e seu enfrentamento.

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Biografia do Autor

Ingrid Loise Cruz dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coxim, MS, Brasil. 

Luana Paula de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. UFMS. Coxim, MS, Brasil. 

Helder de Pádua Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem, UFMS. Campo Grande, MS, Brasil. 

Nathan Aratani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeiro. Doutor em Saúde Pública, UFMS. Coxim, MS, Brasil. 

Soraia Geraldo Rozza Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, UFMS. Corumbá, MS, Brasil. 

Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, UFMS. Coxim, MS, Brasil. 

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Publicado
2022-06-17
Como Citar
Santos, I. L. C. dos, Oliveira, L. P. de, Lima, H. de P., Aratani, N., Lopes, S. G. R., & Arruda, B. C. C. G. (2022). Fatores de estresse em estudantes de enfermagem na realização de atividades teórico-práticas da formação acadêmica. Ciência, Cuidado E Saúde, 21. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.59265
Seção
Artigos originais