<b>Exposição ao material biológico: consequências para os profissionais de enfermagem / Exposure to biological material: consequences for nursing professionals</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.14742

  • Leila Maria Mansano Sarquis Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Paraná.
  • Patricia Campos Pavan Baptista Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Orientação Profissional.
  • Vivian Aline Mininel Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Ribeirão Preto.
  • Fábio José da Silva Enfermeiro. Mestre em Ciências. Hospital Universitário – HU-USP.
  • Vanda Elisa Andres Felli Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Orientação Profissional.

Resumen

A exposição ocupacional a materiais biológicos tem gerado importantes problemas de saúde aos trabalhadores de enfermagem. Este estudo analisou a exposição ocupacional dos trabalhares de enfermagem às cargas biológicas e suas consequências. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, concebido no referencial da determinação social. Foi desenvolvido em cinco hospitais universitários, nas cinco diferentes regiões do Brasil. A população foi composta por 3.147 trabalhadores de enfermagem e participaram da coleta de dados, em grupo focal, uma amostra de 62 sujeitos que responderam às questões norteadoras. As falas foram transcritas e submetidas à análise temática, sendo evidenciadas as categorias exposição às cargas biológicas de trabalho e processos de desgaste. Os resultados demonstraram que os profissionais de enfermagem estão expostos aos materiais biológicos durante a execução de suas atividades laborais corriqueiras e que esta exposição é potencializada pela interação com as cargas psíquicas. Os processos de desgaste referidos foram as infecções, doenças infectocontagiosas e parasitárias, estresse, preocupação e ansiedade. Este estudo demonstrou potencialidades de melhorias das condições de trabalho por meio da articulação das estratégias para promoção da saúde e qualidade de vida dos profissionais de enfermagem.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Leila Maria Mansano Sarquis, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Paraná.
departamento de Enfermagem
Publicado
2013-12-05
Cómo citar
Sarquis, L. M. M., Baptista, P. C. P., Mininel, V. A., Silva, F. J. da, & Felli, V. E. A. (2013). <b>Exposição ao material biológico: consequências para os profissionais de enfermagem / Exposure to biological material: consequences for nursing professionals</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.14742. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 697 - 703. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.14742
Sección
Articulo originale