<b>Consulta puerperal: a visão do enfermeiro e da puérpera</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.19572

  • Marina Cortez Pereira Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG. Rua Gabriel Monteiro da Silva no 265, Centro, Alfenas-MG,
  • Clícia Valim Côrtes Gradim Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Profª. Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.
Palavras-chave: Saúde da Mulher, Período Pós-Parto, Saúde da Família, Consulta a Domicílio, Enfermagem em Saúde Comunitária.

Resumo

O período puerperal é um momento de transição biopsicossocial para a mulher. Assim, a utilização da consulta de enfermagem, como uma ferramenta no processo de trabalho do enfermeiro, auxilia a puérpera nesse momento ímpar de sua vida. Este estudo teve como objetivo avaliar a visão da consulta puerperal sob a perspectiva do enfermeiro, que a executa, e da puérpera. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, que utilizou dois roteiros semiestruturados distintos, sendo um utilizado para a entrevista gravada das 28 puérperas e outro, para abordagem das 10 enfermeiras. O cenário para a coleta de dados foi 12 unidades de Saúde da Família do município de Alfenas-MG e ocorreu no segundo semestre de 2012. O material coletado foi submetido à técnica de análise de conteúdo. Após a análise emergiram três categorias: Cuidados pós-parto: ações voltadas para o recém-nascido; Pós-parto: cuidado materno esquecido? e Consulta puerperal: visão frente à consulta de enfermagem. Verificou-se que a consulta de enfermagem é recebida com satisfação pelas puérperas e, quando em domicílio, agrega maior valor; que o foco é mais voltado para aos cuidados com o recém–nascido e que as enfermeiras que utilizam um roteiro assistem as puérperas de modo que as mesmas exerçam o autocuidado durante o puerpério.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Pereira, M. C., & Gradim, C. V. C. (2014). <b>Consulta puerperal: a visão do enfermeiro e da puérpera</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.19572. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(1), 35 - 42. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i1.19572
Seção
Artigos originais