<b>Crenças em saúde de pessoas negras hipertensas sobre o estresse / Health beliefs of hypertensive black people about stress</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.20838

  • Claudia Geovana da Silva Pires Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta I da Escola de Enfermagem da UFBA.
  • Fernanda Carneiro Mussi Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Associada II da Escola de Enfermagem da UFBA.

Resumen

Este é um estudo descritivo e exploratório que objetivou descrever as crenças em saúde de pessoas negras hipertensas sobre o controle do estresse e levantar os fatores sociodemográficos envolvidos. Um instrumento específico foi utilizado para entrevistar os 106 participantes, todos adultos, negros e hipertensos. Os dados foram analisados em percentuais, frequência de casos, escores e razão de prevalência. A análise global possibilitou evidenciar que os participantes mostraram-se indecisos quanto a evitar preocupação e perceberam mais benefícios quanto a ter horas de lazer e diversão e ter um tempo para o descanso, sossego, relaxamento e meditação. Mulheres e pessoas mais jovens, sem companheiro e com baixa renda e escolaridade perceberam menos crenças sobre os benefícios do controle do estresse. O estudo identificou indicadores que interferem no controle do estresse e aponta a necessidade de reflexão e implementação de novas formas de atenção a pessoas negras hipertensas.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2013-11-13
Cómo citar
Pires, C. G. da S., & Mussi, F. C. (2013). <b>Crenças em saúde de pessoas negras hipertensas sobre o estresse / Health beliefs of hypertensive black people about stress</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.20838. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(3), 424 - 433. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i3.20838
Sección
Articulo originale