<b>Cargas de trabalho e desgastes dos trabalhadores de enfermagem de um hospital-escola/ Workloads and strain processes of nursing workers at teaching hospital <b>

  • Marcia Eiko Karino
  • Vanda Elisa Andres Felli
  • Leila Maria Mansano Sarquis
  • Leni de Lima Santana
  • Silvia do Rocio Silva
  • Rosária de Campos Teixeira

Resumen

Estudo descritivo-exploratório, transversal, cujo objetivo foi relacionar as cargas de trabalho e o processo de desgaste ao adoecimento dos trabalhadores de enfermagem de um hospital escola. A coleta de dados foi realizada nos anos de 2008 e 2009, por meio de registros das ocorrências no Sistema de Monitoramento da Saúde do Trabalhador de Enfermagem. Este software foi elaborado com a intenção da captação à Saúde do Trabalhador de enfermagem relacionado ao trabalho e seus determinantes, geradores de potenciais de desgaste, exemplificados pelos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Os dados foram analisados segundo estatística descritiva. Constatou-se que as cargas de trabalho que mais afetaram os trabalhadores naquele período foram as mecânicas, biológicas e psíquicas. Os traumas por causas externas, o contato com exposição a doenças e os transtornos mentais foram alguns dos desgastes em evidência. Os resultados demonstram a necessidade de implementação de ações sobre prevenção de acidentes e manutenção da saúde no trabalho, com apoio e presença de serviços de educação continuada e a adequada gestão ambiental dos postos de trabalho da enfermagem. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marcia Eiko Karino
Enfermeira. Doutora, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR.
Vanda Elisa Andres Felli

Enfermeira. Doutora, Professora Senior do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo – SP. 

Leila Maria Mansano Sarquis
Enfermeira.  Doutora, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Curitiba – Paraná.
Leni de Lima Santana
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Curitiba – Paraná.
Silvia do Rocio Silva

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, responsável pelo Recursos Humanos da UFPR.  Curitiba – Paraná. 

Rosária de Campos Teixeira

Enfermeira. Mestre, responsável pelo Serviço Especializado em Saúde Ocupacional (SESAO). Curitiba – Paraná. 

Publicado
2015-06-11
Cómo citar
Karino, M. E., Felli, V. E. A., Sarquis, L. M. M., Santana, L. de L., Silva, S. do R., & Teixeira, R. de C. (2015). <b>Cargas de trabalho e desgastes dos trabalhadores de enfermagem de um hospital-escola/ Workloads and strain processes of nursing workers at teaching hospital <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1011 - 1018. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.21603
Sección
Articulo originale