<b>O uso do brinquedo durante a hospitalização infantil: saberes e práticas da equipe de enfermagem</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.21802

  • Tatiana da Silva Melo Malaquias Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, PR (PSE-UEM).
  • Juliane Ayres Baena Enfermeira. Aluna Não-Regular do Mestrado em Enfermagem. PSE-UEM, PR.
  • Ana Paula dos Santos Campos Enfermeira. Aluna Não-Regular do Mestrado em Enfermagem. PSE-UEM, PR.
  • Simone Raquel Klaus Moreira Enfermeira. Aluna Não-Regular do Mestrado em Enfermagem. PSE-UEM, PR.
  • Vanessa Denardi Antoniassi Bladissera Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem (DEN) – UEM, PR.
  • Ieda Harumi Higarashi Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada do DEN – UEM, PR.

Abstract

Pesquisa de campo descritiva com abordagem qualitativa que teve por objetivo compreender as percepções da equipe de enfermagem de uma unidade de internação pediátrica quanto ao uso do Brinquedo/Brinquedo Terapêutico. Os dados coletados mediante técnica de grupo focal, tendo por sujeitos 16 profissionais de enfermagem, foram submetidos à análise de conteúdo modalidade temática, da qual emergiram duas categorias temáticas: O brinquedo é percebido segundo sua função recreativa e catártica durante a hospitalização da criança; O ato de brincar é normalmente delegado a profissionais não pertencentes à equipe de enfermagem. Os resultados apontaram que os profissionais consideram o uso brinquedo importante e benéfico ao desenvolvimento do cuidado infantil, porém nem todos o inserem em sua prática cotidiana, delegando esta atividade aos profissionais de outras áreas. Sinaliza-se a importância de fornecer subsídios à equipe de enfermagem para que atividades lúdicas, com finalidades terapêuticas ou recreativas, integrem a assistência pediátrica.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-02-11
How to Cite
Malaquias, T. da S. M., Baena, J. A., Campos, A. P. dos S., Moreira, S. R. K., Bladissera, V. D. A., & Higarashi, I. H. (2014). <b>O uso do brinquedo durante a hospitalização infantil: saberes e práticas da equipe de enfermagem</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.21802. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(1), 97 - 103. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i1.21802
Section
Original articles