<b>Perfil ocupacional de trabalhadores de instituição universitária pública em pré-aposentadoria</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.22255

  • Raquel Gvozd Enfermeira. Mestre em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR.
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da área de Gerência em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.
  • Alessandra Bassalobre Garcia Enfermeira. Egressa da Residência em Gerência dos Serviços de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina /Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. Aluna do mestrado em Enfermagem da USP de Ribeirão Preto-SP.
  • Andreza Daher Delfino Sentone Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Diretora do Serviço de Bem Estar a Saúde da Comunidade da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Resumen

Este estudo objetivou caracterizar o perfil ocupacional dos trabalhadores de uma instituição universitária pública em pré-aposentadoria. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal, desenvolvido em uma instituição universitária pública localizada no estado do Paraná. Participaram do estudo todos os servidores que se encontravam em pré-aposentadoria por idade ou tempo de serviço e, também, aqueles que já poderiam estar aposentados. Os trabalhadores foram identificados por meio de lista disponibilizada pelo setor de recursos humanos da instituição onde o estudo foi realizado. Observou-se que uma parcela significativa (19,9%) da população de servidores está em pré-aposentadoria, sendo que 20,3% dos docentes e 19,8% dos técnicos da instituição fazem parte dessa população; 65% dos pré-aposentados são do sexo feminino; a faixa etária predominante foi dos 56 aos 60 anos (37,1%). Ressalta-se que os resultados deste estudo servirão de subsídio para a implantação de um programa de preparação para aposentadoria na instituição, para auxiliar os trabalhadores no preparo para um envelhecimento saudável, proporcionando, assim, melhor enfrentamento dessa fase da vida, visto que na instituição inexistem programas desse tipo. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2014-02-11
Cómo citar
Gvozd, R., Haddad, M. do C. L., Garcia, A. B., & Sentone, A. D. D. (2014). <b>Perfil ocupacional de trabalhadores de instituição universitária pública em pré-aposentadoria</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.22255. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(1), 43 - 48. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i1.22255
Sección
Articulo originale