<b>Estratégia saúde da família: a percepção do agente comunitário de saúde quanto a sua atuação<b>

  • Leticia Martins Machado
  • Karen Mello de Mattos
  • Juliana Silveira Colomé
  • Natiellen Quatrin Freitas
  • Thais Picolin Sangoi

Resumen

O estudo objetivou conhecer a percepção dos Agentes Comunitários de Saúde quanto as suas atribuições no contexto da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa-ação. A coleta dos dados ocorreu de fevereiro a dezembro de 2010. O cenário foi uma Unidade Básica de Saúde de um município do Rio Grande do Sul, onde atua uma equipe de estratégia saúde da família, e os participantes foram seis Agentes Comunitários de Saúde. A produção dos dados aconteceu em três momentos, sendo dois contemplados pela aplicação de questionários dos quais emergiram os dados desde estudo. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática. Na primeira aplicação do questionário, emergiram que as atribuições desses trabalhadores são: realizar visitas domiciliares; transmitir informações e orientações sobre saúde-doença aos usuários; e servir de elo entre a equipe de saúde e comunidade. Na segunda aplicação do questionário, estas atribuições foram ratificadas, sendo acrescentadas: o mapeamento e reconhecimento da área adscrita; cadastramento das famílias e dos indivíduos da sua área; e escuta ativa à comunidade. Destaca-se a relevância do trabalho do Agente Comunitário de Saúde, pois configura-se como trabalhador essencial para a equipe de saúde de referência e contribui para a melhoria das condições de saúde da população. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Leticia Martins Machado

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Santiago, Rio Grande do Sul.

Karen Mello de Mattos
Nutricionista. Doutoranda em Gerontologia Biomédica pela PUCRS. Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Juliana Silveira Colomé

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, Santa Maria, Rio Grande do Sul. 

Natiellen Quatrin Freitas
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
Thais Picolin Sangoi

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. 

Publicado
2015-06-12
Cómo citar
Machado, L. M., Mattos, K. M. de, Colomé, J. S., Freitas, N. Q., & Sangoi, T. P. (2015). <b>Estratégia saúde da família: a percepção do agente comunitário de saúde quanto a sua atuação<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1098 - 1105. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.22612
Sección
Articulo originale