<b>Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior/Anxiety scores in university entering and graduating students from a higher education institution<b>

  • Eliane Alicrim de Carvalho
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini
  • Rute Grossi Milani
  • Mayra Costa Martins

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal com 1.112 graduandos, com média de idade de 21,8±3,3 anos, de ambos os sexos, dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Centro de Ciências Exatas, Agrárias e Tecnológicas. Foram utilizados os instrumentos padronizados: IDATE (Inventário de Ansiedade Traço-Estado) e o BAI (Beck Ansiety Inventory). Os dados foram coletados no período de agosto a novembro de 2012. Para análise estatística foram utilizados os testes t de Student, análise de variância e teste Z. O nível de significância estatística utilizado foi de 5%. Maiores escores de ansiedade foram encontrados em alunos concluintes, alunos do sexo feminino e matriculados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (p<0,05). Os resultados indicam que os universitários concluintes apresentam níveis mais altos de ansiedade quando comparados aos ingressantes. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Eliane Alicrim de Carvalho
Psicóloga. Mestre, Faculdade Ingá.
Sônia Maria Marques Gomes Bertolini

Fisioterapeuta. Doutora, Cento Universitário de Maringá - UniCesumar e Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Rute Grossi Milani
Psicóloga. Doutora, Centro Universitário de Maringá -  UniCesumar.
Mayra Costa Martins
Psicóloga. Doutora, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar.
Publicado
2015-10-11
Cómo citar
Carvalho, E. A. de, Bertolini, S. M. M. G., Milani, R. G., & Martins, M. C. (2015). <b>Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior/Anxiety scores in university entering and graduating students from a higher education institution<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(3), 1290 - 1298. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i3.23594
Sección
Articulo originale