<b>Risco coronariano e níveis de marcadores de estresse oxidativo em mulheres na pós menopausa/ Coronary risk and levels of oxidative stress markers in women after menopausa<b>

Resumen

O período pós-menopausa é marcado por alterações endócrinas e metabólicas. Entre elas, a obesidade central sendo que as alterações no perfil lipídico aumentam o valor preditivo para maiores níveis de estresse oxidativo e consequente de risco coronariano. O objetivo foi analisar o risco coronariano e os níveis de marcadores de estresse oxidativo em mulheres no período pós-menopausa. Estudo transversal, composto por 29 mulheres no período pós-menopausa que realizaram avaliação antropométrica, laboratorial (bioquímica e dos marcadores de estresse oxidativo) e fenótipo de risco coronariano. Para estabelecer parâmetros de comparação dos níveis de marcadores de estresse oxidativo foi constituído o grupo controle com 10 mulheres hígidas, entre 18 e 34 anos. A maior parte das mulheres pós-menopausa apresentaram fenótipo positivo de risco coronariano (82,8%), obesidade (44,8%) ou sobrepeso (37,9%), hipercolesterolemia (65,5%), hipertrigliceridemia (48,3%), aumento de lipoproteína de baixa densidade (27,6%) e diminuição da lipoproteína de alta densidade (69%). Na análise dos marcadores de estresse oxidativo das mulheres pós-menopausa, evidenciou-se diferença (p<0,05), mostrando elevado dano oxidativo em proteínas e lipídios, além de baixos níveis do principal antioxidante endógeno (GSH), em relação ao grupo controle. Conclui-se que as mulheres pós-menopausa possuem elevado risco coronariano e níveis de marcadores de estresse oxidativo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Camila Korte Fortes
Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva. Hospital Unimed Noroeste/RS. Ijuí, RS, Brasil.
Fernanda Dallazen
Fisioterapeuta. Doutoranda em Ciências da Saúde. Associação Hospital de Caridade de Ijuí – HCI.  Ijuí, RS, Brasil.
Roberta Cattaneo Horn
Farmacêutica. Doutora em Ciências Biológicas. Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Produção Agrícola Sustentável. Cruz Alta, RS, Brasil.
Gabriela Tassotti Gelatti
Farmacêutica. Mestre em Atenção Integral à Saúde. Cruz Alta, RS, Brasil.
Eliane Roseli Winkelmann
Fisioterapeuta. Doutora em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Atenção em Saúde – GPAS/UNIJUÍ.
Evelise Moraes Berlezi

Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia Biomédica. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Coordenadora do projeto “Envelhecimento Feminino”. Líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano – GERON/UNIJUÍ.

Publicado
2017-12-19
Cómo citar
Fortes, C. K., Dallazen, F., Horn, R. C., Gelatti, G. T., Winkelmann, E. R., & Berlezi, E. M. (2017). <b>Risco coronariano e níveis de marcadores de estresse oxidativo em mulheres na pós menopausa/ Coronary risk and levels of oxidative stress markers in women after menopausa<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(4). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i4.31809
Sección
Articulo originale