<b> Imaginário da promoção da saúde da família: olhar do familiar no quotidiano da Atenção Primária/ Imaginary of family health promotion: family’s look in the everyday life of Primary Care <b>

  • Juliana Chaves Costa
  • Rosane Gonçalves Nitschke
  • Adriana Dutra Tholl
  • Luizita Henckemaier
  • Samanta Rodrigues Michelin UFSC
  • Ana Paula Madalena da Silva

Resumen

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado na Atenção Primária à Saúde no município de Itajaí, Santa Catarina, sul do Brasil, com objetivo de investigar o imaginário da Promoção da Saúde da família no seu quotidiano. Foram entrevistadas 19 famílias, que participam de um grupo de Promoção da Saúde no local do estudo no período de agosto a novembro de 2015, adotando-se entrevistas semiestruturadas grupais, com estratégia de oficinas. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico da Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli. Os resultados apontaram que a Promoção da Saúde da Família é um conjunto de ações e interações que se desenvolvem dentro do ambiente intra e extra familial, a partir das questões de saúde de seus membros como: ter saúde; ver os familiares bem; a saúde enquanto direito fundamental; exercer ações para que as relações sejam saudáveis, como, por exemplo, a atividade do grupo Itajaí Ativo no espaço da Estratégia de Saúde da Família. Este conjunto de ações e interações dá-se no quotidiano familial a partir do que eles acreditam como fatores que possibilitam uma convivência mais saudável, mostrando a potência do imaginário do quotidiano da Promoção da Saúde da Família. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Juliana Chaves Costa
Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.
Rosane Gonçalves Nitschke
Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem (PEN-UFSC-SORBONNE), Professora do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina (NUPEQUISFAM-SC). Florianópolis, SC, Brasil.
Adriana Dutra Tholl
Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC. Florianópolis, SC, Brasil.
Luizita Henckemaier
Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem, Coordenadora do Comitê de Segurança do Paciente e Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago. Florianópolis, SC, Brasil.
Samanta Rodrigues Michelin, UFSC
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Florianópolis, SC, Brasil.
Ana Paula Madalena da Silva
Estudante de Enfermagem. UFSC. Florianópolis, SC, Brasil.
Publicado
2017-06-01
Cómo citar
Costa, J. C., Nitschke, R. G., Tholl, A. D., Henckemaier, L., Michelin, S. R., & Silva, A. P. M. da. (2017). <b> Imaginário da promoção da saúde da família: olhar do familiar no quotidiano da Atenção Primária/ Imaginary of family health promotion: family’s look in the everyday life of Primary Care <b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i1.33006
Sección
Articulo originale