<b> Ensino do gerenciamento e suas implicações à formação do enfermeiro: perspectivas de docentes/ Management teaching and its implications to nurses formation: a professors perspectives <b>
Resumen
Objetivou-se analisar as percepções de docentes quanto ao ensino do gerenciamento em enfermagem e suas implicações à formação do enfermeiro. Fez-se um estudo descritivo-exploratório, qualitativo, com a participação de 13 docentes enfermeiros vinculados aos cursos de graduação em Enfermagem de três Instituições de Ensino Superior (IES) do interior do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, gravada, e norteada pela questão: “Fale-me sobre o ensino do Gerenciamento em Enfermagem e suas implicações na formação do enfermeiro”. Ao material transcrito dos depoimentos, empregou-se Análise de Conteúdo na modalidade temática. Os resultados foram sumarizados em três categorias temáticas. Evidenciou-se que o ensino do gerenciamento implica diretamente ao labor do futuro enfermeiro e a sua prática assistencial, sendo indissociáveis. Contudo, o processo de graduação demasiadamente fragmentado desfavorece a harmonia na formação entre as dimensões de gerência e assistência, o que poderia ser melhorado com estratégias pedagógicas pontuais, como situações-problema, portfólios, estudos de caso e ligas acadêmicas, além da reestruturação curricular.