<b>Acolhimento e processo educativo em saúde a familiares de pacientes internados em UTI adulto / Receptional and education process in health to family members patients boarding in adult ICU <b>
Resumen
Os objetivos deste estudo foram:conhecer as percepções dos familiares ao adentrarem pela primeira vez na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); realizar um processo de acolhimento e educação em saúde com familiares na primeira visita; analisar as percepções destes familiares acerca do acolhimento e processo educativo em saúde desenvolvido.Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, qualitativo,foram entrevistados 13 familiares de pacientes internados na UTI adulto de um hospital universitário que estavam adentrando a unidade pela primeira vez. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2015. Primeiramente, os familiares foram submetidos a uma intervenção educativa em saúde e posteriormente foram realizadas as entrevistas semiestruturadas com três questões norteadoras. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise temática. Os resultados foram organizados em três categorias: concepções dos familiares sobre a UTI; sentimentos vivenciados pelos familiares ao adentrarem na UTI pela primeira vez e educação em saúde como elemento facilitador para o acolhimento do familiar. Observou-se o desconhecimento dos familiares sobre a UTI e a tensão ao encontrar o familiar grave. Concluiu-se que o acolhimento e educação em saúde foram decisivos para os visitantes, concederam segurança e são ações que, segundo os familiares, devem ser realizadas rotineiramente.