<b> Conhecimento dos profissionais que realizam pré-natal na atenção básica sobre o manejo da sífilis / Knowledge of professionals who do prenatal in the basic attention on the management of syphilis<b>

  • Lediana Dalla Costa
  • Soraia Bernal Faruch
  • Géssica Tuani Teixeira
  • Jolana Cristina Cavalheiri
  • Aparecida Donizetti de Araújo Marchi
  • Volmir Pitt Benedetti
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Sífilis. Protocolos Clínicos. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde.

Resumo

O objetivo foi identificar o conhecimento dos profissionais do pré-natal sobre o manejo da sífilis gestacionalna atenção primária. Estudo transversal, descritivo, de natureza quantitativa, realizado com 43 profissionais. A coleta realizou-se entre julho e agosto de 2017, utilizando-se um questionário autoaplicado, elaborado com base nos protocolos do Ministério da Saúde para o manejo de sífilis gestacional. Os dados foram digitados e tabulados no Microsoft Excel 2010®, e analisados no software Statistical Package for the Social Science (SPSS). A maioria dos profissionais tinha mais de cinco anos de formação (72,1%)e de atuação na área, (44,2%)e 67,4% afirmaram já ter feito treinamento em sífilis. Quanto ao medicamento alternativo em caso de alergia à penicilina, 34,8% escolheriam fármacos com alto potencial teratogênico. Para 74,4%, a principal dificuldade foi a falta de adesão do parceiro ao tratamento, e entre as estratégias sugeridas destacou-se a educação continuada para a equipe (86,0%). A partir da pesquisa, identificou-se que os profissionais apresentaram algumas dificuldades no diagnóstico e tratamento da sífilis na gestação, o que pode justificar-se pela ausência de consenso entre os profissionais e gestores de saúde quanto ao estabelecimento de um único protocolo no município, sendo a principal dificuldade apresentada na assistência pela equipe, a falta de adesão do parceiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lediana Dalla Costa
Enfermeira. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho, Docente e Coordenadora do Departamento de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR. Francisco Beltrão, PR, Brasil.
Soraia Bernal Faruch
Enfermeira. Bacharel em Enfermagem. Membro do Programa de Iniciação Científica do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR. Francisco Beltrão, PR, Brasil.
Géssica Tuani Teixeira
Enfermeira. Pós-graduada em Saúde Pública com Ênfase na Atenção à Saúde da Mulher. Responsável Técnica Supervisora de Saúde Pública pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Francisco Beltrão, PR, Brasil.
Jolana Cristina Cavalheiri
Enfermeira. Especialista em modalidade Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - UNIPAR. Francisco Beltrão, PR, Brasil.
Aparecida Donizetti de Araújo Marchi
Enfermeira. Especialista em Emergência e Terapia Intensiva. Secretaria Municipal de Saúde. Francisco Beltrão, PR, Brasil.
Volmir Pitt Benedetti
Farmacêutico Generalista. Doutor em Microbiologia. Docente e Coordenador do Departamento de Farmácia da Universidade Paranaense - UNIPAR. Francisco Beltrão, PR, Brasil.
Publicado
2018-07-12
Como Citar
Costa, L. D., Faruch, S. B., Teixeira, G. T., Cavalheiri, J. C., Marchi, A. D. de A., & Benedetti, V. P. (2018). <b> Conhecimento dos profissionais que realizam pré-natal na atenção básica sobre o manejo da sífilis / Knowledge of professionals who do prenatal in the basic attention on the management of syphilis<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i1.40666
Seção
Artigos originais