Atuação do enfermeiro obstetra no parto domiciliar planejado

Palavras-chave: Parto normal. Parto humanizado. Parto domiciliar. Enfermagem obstétrica.

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção que o enfermeiro obstetra que atende ao parto domiciliar planejado tem de sua atuação. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas no período de junho a agosto de 2015, com sete enfermeiros obstetras que realizavam este tipo de parto em Curitiba, Estado do Paraná. Os dados foram analisados segundo grupos temáticos, proposta por Bardin, dos quais emergiram duas categorias: o enfermeiro obstetra diante de si; e o enfermeiro obstetra diante da mulher. Resultados: Identificou-se que a atuação do enfermeiro em domicílio torna-se um campo de trabalho satisfatório e gratificante, pois lhe possibilita maior autonomia. Entretanto, esta função também pode desencadear dificuldades, insegurança e conflito de relações interpessoais. Considerações finais: A atuação do enfermeiro obstetra no domicílio constitui um trabalho satisfatório, gratificante e que proporciona autonomia. Entretanto, traz dificuldades, inseguranças e conflitos interprofissionais. Acreditam que a assistência domiciliar abrange valores que vão além dos aspectos científicos e tecnológicos, utilizando-se de um olhar holístico sobre esse momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilene Ragasson Bochnia
Enfermeira. Especialização em Enfermagem Intensiva, Hospital Nossa Senhora das Graças. Curitiba, PR, Brasil.
Nathana Maneira
Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Positivo. Curitiba, PR, Brasil.
Tatiane Herreira Trigueiro
Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunto do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, área Materno-infantil. Curitiba, PR, Brasil.
Luciane Favero
Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Universidade Positivo. Curitiba, PR, Brasil.
Kátia Renata Antunes Kochla
Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Universidade Positivo e Prefeitura Municipal de Araucária, Curitiba, PR, Brasil.
Fabio André Miranda de Oliveira
Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela Universidade de Campinas, Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Curitiba, PR, Brasil.
Publicado
2019-06-24
Como Citar
Bochnia, E. R., Maneira, N., Trigueiro, T. H., Favero, L., Kochla, K. R. A., & Oliveira, F. A. M. de. (2019). Atuação do enfermeiro obstetra no parto domiciliar planejado . Ciência, Cuidado E Saúde, 18(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i2.41570
Seção
Artigos originais