INVESTIGAÇÃO AVALIATIVA DE PROGRAMAS: RELEITURA DE UMA METODOLOGIA

  • Rosita Saupe UNIVALI
  • Simone Beatriz Pedrozo Viana UNIVALI
  • Ionice Maria Amaral UNIVALI

Resumen

O trabalho apresenta um modelo para avaliação, considerada a etapa mais complexa no processo de desenvolvimento de programas. Reconhece a contribuição das metodologias existentes, mas procura recuperar o valor da expressão numérica para detectar regiões de fracasso, indefinição ou sucesso de projetos. Inicia com a construção de um diagrama de árvore, que representa a decomposição do programa em todas as suas variáveis; submete este diagrama ao método do júri, que atribui pesos conforme o valor relativo de cada componente; analisa a concordância ou não entre os pesos atribuídos pelos juizes; elabora os instrumentos para a coleta dos dados a partir do diagrama consolidado; aplica as equações para obtenção dos resultados. Conclui pela necessidade de se eqüalizar a importância de dados quantitativos e qualitativos para a efetivação de avaliações que produzam um conjunto completo de informações, o qual favorecerá o monitoramento de programas, tanto em relação aos seus objetivos quanto à satisfação dos envolvidos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rosita Saupe, UNIVALI
Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1992, como bolsista da CAPES. Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina de 1969 a 1995, atuando na graduação e pós-graduação. Pesquisadora e bolsista do CNPq de 1993 a 2002. Professora Visitante da Universidade Federal do Paraná e da Universidade de Passo Fundo. Docente da Universidade do Vale do Itajaí, desde 2001, atuando na Graduação de Enfermagem e no Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho. Projetos Financiados pelo CNPq, Ministério da Saúde, FAPESC e UNESCO. Produção científica relacionada aos temas desenvolvidos nos projetos, principalmente na área de educação na saúde (formação de recursos humanos nos vários níveis; educação permanente e educação popular em saúde). Currículo Lattes
Publicado
2008-09-09
Cómo citar
Saupe, R., Viana, S. B. P., & Amaral, I. M. (2008). INVESTIGAÇÃO AVALIATIVA DE PROGRAMAS: RELEITURA DE UMA METODOLOGIA. Ciência, Cuidado E Saúde, 6(1), 127. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i1.4985
Sección
Artigos de revisão