Fortalezas e fragilidades no ensino das doenças crônicas não transmissíveis no curso de enfermagem

Palabras clave: Enfermería. Enfermedad crónica. Educación en enfermería. Sistema único de salud.

Resumen

Objetivo: analisar as fragilidades e fortalezas no processo de formação profissional do enfermeiro perante o cuidado de pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, analítico e exploratório. A coleta de dados foi no curso de graduação em Enfermagem de uma universidade na região Sul do Brasil. Realizaram-se entrevistas com estudantes e professores, bem como análise documental do Projeto Político Pedagógico do Curso e de Planos de Ensino. Resultados: entre as fragilidades, identificaram-se as subcategorias: organização da matriz curricular como fator limitador nos cenários de aprendizagem da prática e invisibilidade da família no contexto de cuidado. Como potencialidade, identificou-se a subcategoria: atividades de pesquisa e extensão relacionadas às doenças crônicas. Conclusão: implementar um curso em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem constitui tarefa desafiadora. Conclui-se que há um movimento em prol da articulação entre ensino, pesquisa e extensão visando atender às demandas do setor saúde e, principalmente, de viabilidade para que ampla maioria dos discentes consiga participar. Conquanto, é fundamental a revisão do Projeto Pedagógico do Curso para se adequar às diretrizes e às próprias práticas que já vêm sendo desenvolvidas no curso.

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Biografía del autor/a

Eleine Maestri, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente adjunta do curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Jussara Gue Martini, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Pós Doutorado em Enfermagem. Docente e pesquisadora do Departamento de Enfermagem na UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Daniele Delacanal Lazzari, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta no Departamento de Enfermagem na UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Vander Monteiro da Conceição, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Docente adjunto do curso de Graduação em Enfermagem na UFFS. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Daniela Savi Geremia, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente adjunta do curso de Graduação em Enfermagem na UFFS. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Heloisa Schatz Kwiatkowiski , Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem na UFFS. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Aline Massaroli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente adjunta do curso de Graduação em Enfermagem na UFFS. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Citas

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Publicado
2020-05-04
Cómo citar
Maestri, E., Gue Martini, J., Delacanal Lazzari, D., Monteiro da Conceição, V., Savi Geremia, D., Schatz Kwiatkowiski , H., & Massaroli, A. (2020). Fortalezas e fragilidades no ensino das doenças crônicas não transmissíveis no curso de enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.50409
Sección
Articulo originale