Tecnologías gerenciales, asistenciales y educativas de la atención domiciliaria utilizada por enferemos y técnicos de enfermería

Resumen

Objetivo: identificar e analisar as tecnologias gerenciais, assistenciais e educacionais que são utilizadas pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem no Serviço de Atenção Domiciliar. Método: pesquisa qualitativa, apoiada na dialética marxista, concebendo-se as tecnologias como processos resultantes da experiência humana cotidiana. Realizaram-se, em janeiro de 2019, entrevistas semiestruturadas com 13 enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem de Serviços de Atenção Domiciliar de três municípios de Minas Gerais. Com aporte da análise crítica do discurso de Fairclough, analisou-se a ação desses participantes sobre insumos/materiais utilizados no cotidiano do trabalho, obedecendo aos preceitos éticos da Resolução nº 466 de 2012. Resultados: identificaram-se nos discursos 29 tecnologias, sendo 14 gerenciais, ressaltando-se a organização, registro/documentação do trabalho, preparo de materiais/insumos e coordenação de rotas, nove assistenciais, destacando-se a desospitalização e cuidados no domicílio conforme necessidades dos pacientes, e seis atividades educacionais, enfatizando-se a orientação de cuidados para paciente, família, cuidador e capacitação no/para o trabalho. Considerações finais: os trabalhadores de enfermagem do cenário domiciliar utilizam tecnologias comumente aplicadas em distintos cenários de saúde. Destaca-se, no entanto, a classificação dessas tecnologias para o seu reconhecimento, na práxis, das tecnologias inovadoras e específicas do cenário domiciliar.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bruna Dias França, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Kênia Lara Silva, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

João André Tavares Álvares da Silva, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Analista de Educação e Pesquisa em Saúde na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Edna Aparecida Barbosa de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. 

Elisabeta Albertina Nietsche, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul. Brasil. 

Citas

Rajão FL, Martins M. Home care in Brazil: an exploratory study on the construction process and service use in the Brazilian Health System. Cien Saúde Colet. 2020; 25(5):1863-76. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.34692019.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.416, de 23 de março de 1998. Estabelece requisitos para credenciamento de hospitais e critérios para realização de Internação Domiciliar no SUS. Diário Oficial da União. Brasília; 1998.

Nietsche EA, Backes VMS, Colomé CLM, Ceratti RN, Ferraz F. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem. 2005; 13(3):344–52. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000300009.

Haken I, Allouch SB, Harten W. Education and training of nurses in the use of advanced medical technologies in home care related to patient safety: A cross-sectional survey. Nurse Educ Today. 2021; 104813. Doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104813.

Nietsche EA, Lima MGR, Rodrigues MGS, Teixeira JA, Oliveira BNB, Motta CA, et al. Tecnologias inovadoras do cuidado em enfermagem. Ver Enf UFSM. 2012; 2(1):182–9. Doi: https://doi.org/10.5902/217976923591.

Krel C, Vrbnjak D, Bevc S, Štiglic G, Pajnkihar M. Technological competency as caring in nursing: A description, analysis and evaluation of the theory. Zdr Varst. 2022; 61(2):115–23. Doi: https://doi.org/10.2478/sjph-2022-0016.

Sterling MR, Dell N, Tseng E, Okeke F, Cho J, Piantella B, et al. Home care workers caring for adults with heart failure need better access to training and technology: A role for implementation science. J Clin Transl Res. 2020; 4(3):224–8. Doi: https://doi.org/10.1017/cts.2020.36.

Dawes AJ, Lin AY, Varghese C, Russell MM, Lin AY. Mobile health technology for remote home monitoring after surgery: a meta-analysis. Br J Surg. 2021; 108(11):1304-1314. Doi: https://doi.org/10.1093/bjs/znab323.

Alves TF, Tourinho FSV, Andrade SR, Reisdorfer N, Fermo VC. Regulamentação das tecnologias em saúde no Brasil: Uma pesquisa documental. Cienc Cuid Saude. 2021; 20:e57685. Doi: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v20i0.57685.

Larsson R, Erlingsdóttir G, Persson J, Rydenfält C. Teamwork in home care nursing: A scoping literature review. Health Soc Care Community. 2022; 30(6):e3309-e3327. Doi: https://doi.org/10.1111/hsc.13910.

Marx K. O Capital: mercadoria, valor e mais valia.1ª edição. Coimbra: Lebooks: 2017.

González FE. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Rev Pesq Qual. 2020; 8(17):155-83. Doi: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322.

Fairclough, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília: 2008.

Almeida MCP, Rocha JSY. O Saber de Enfermagem e sua Dimensão Prática. São Paulo: Cortez: 1986.

Xavier RS, Lopes AJ. Factors related to nursing work that contribute toillness: an integrative review. Int J Dev. 2021; 11(6):47858-47863. Doi: https://doi.org/10.37118/ijdr.22101.06.2021.

Traynor M. Autonomy and caring: Towards a Marxist understanding of nursing work. NursPhilos. 2019; 20(4):e12262. Doi: https://doi.org/10.1111/nup.12262.

Silva RN da, Ferreira M de A. Nursing and society: Evolution of Nursing and of capitalism in the 200 years of Florence Nightingale. Rev Latino-Am. Enf. 2021; 29. Doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4482.3425.

Schraiber LB, Mota A, Novaes HMD. Tecnologias em saúde. In: PEREIRA, I. B. Dicionário da educação profissional em saúde. 2ª edição. Rev Ampliada [on-line]. 2008 [citado em 22 nov 2022]; 382-390. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/apresentacao.html.

Araújo MS, Medeiros SM, Costa EO, Oliveira JSA, Costa RRO, Sousa YG. Analysis of the guiding rules of the nurse technician’s practice in Brazil. Rev Bras Enferm. 2020; 73(3):e20180322. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0322 .

Areia C, King E, Ede J, Young L, Tarassenko L, Watkinson P, et al. Experiences of current vital signs monitoring practices and views of wearable monitoring: A qualitative study in patients and nurses. J Adv Nurs. 2022; 78(3):810-822. Doi: https://doi.org/10.1111/jan.15055.

Connor N, McArthur D, Camargo Plazas P. Reflections on vital sign measurement in nursing practice. NursPhilos[on-line]. 2021; 22(1): e12326. Doi: https://doi.org/10.1111/nup.12326.

Kielo-Viljamaa E, Suhonen R, Jalonen L, Stolt M. Areas of nursing competence in acute wound care: A focus group study. Collegian. 2022; 29(1):44–53. Doi: https://doi.org/10.1016/j.colegn.2021.04.003.

Lee YN, Chang SO. How experienced wound care nurses conceptualize what to do in pressure injury management. BMC Nurs. 2023; 22:189. Doi: https://doi.org/10.1186/s12912-023-01364-z.

Unsworth J, Greene K, Ali P, Lillebo G, Mazilu DC. Advanced practice nurse roles in Europe: Implementation challenges, progress and lessons learnt. Int Nurs Rev. 2022; 1-10. Doi: https://doi.org/10.1111/inr.12800.

Bahari K, Talosig AT, Pizarro JB. Nursing Technologies Creativity as an Expression of Caring: A Grounded Theory Study. Glob Qual Nurs Res. 2021; 8: 2333393621997397. Doi: https://doi.org/10.1177/2333393621997397.

Hilty DM, Armstrong CM, Smout SA, Crawford A, Maheu MM, Drude KP et al. Findings and Guidelines on Provider Technology, Fatigue, and Well-being: Scoping Review. J Med Internet Res. 2022; 24(5):e34451. Doi: https://doi.org/10.2196/34451.

Publicado
2023-10-22
Cómo citar
Dias França, B., Silva, K. L., Tavares Álvares da Silva, J. A., Aparecida Barbosa de Castro, E., & Albertina Nietsche, E. (2023). Tecnologías gerenciales, asistenciales y educativas de la atención domiciliaria utilizada por enferemos y técnicos de enfermería. Ciência, Cuidado E Saúde, 22. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v22i0.65961
Sección
Articulo originale