Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu em enfermagem: experiência no contexto amazônico
Resumen
Objetivo: relatar a experiência de desenvolver estágio de docência com estudantes de graduação em enfermagem no contexto amazônico. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em universidade pública em Belém, Pará, Brasil, onde um mestrando cursou estágio de docência. O cenário foi o Curso de Graduação em Enfermagem, com estudantes da 4ª série/bloco II, matriculados no turno matutino, entre os meses de dezembro/2021 e março/2022, desenvolvendo as atividades no componente curricular Gerenciamento dos Serviços da Rede de Atenção à Saúde. Resultados: primando por abordagem dialógica, foram ministradas aulas teóricas sobre Planejamento em Saúde e Sistemas de Informação. Na atenção à saúde coletiva, o mestrando coparticipou de aulas práticas em duas instituições: Centro de Saúde-Escola e Policlínica Metropolitana, com visitas técnicas em dois setores administrativos para conhecer/entender suas finalidades e seus processos de trabalho, além das dificuldades estruturais e funcionais. Foram compartilhados saberes/experiências relacionados aos conteúdos e refletiu-se sobre a importância deles para o exercício competente/seguro da profissão, integrando-os aos demais conteúdos do componente e aos conteúdos de outras áreas do conhecimento. Considerações finais: pôde-se refletir sobre as atividades didático-pedagógicas do estágio, visando contribuir com a comunidade acadêmico-científica para propor pesquisas e novas experiências de ensino-aprendizagem no contexto amazônico.
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Citas
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