<b>A transformação das práticas educativas em saúde no sentido da escuta como cuidado e presença</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i4.12048
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Acolhimento, Humanização da Assistência.
Resumo
A partir de uma reflexão sobre as mudanças de concepção acerca do processo ‘saúde-doença-cuidado’, em que pese ao caráter ainda bastante prescritivo, normativo e reducionista das práticas de educação e promoção da saúde, apresenta-se uma pesquisa qualitativa de caracterização das práticas educativas de profissionais de saúde que participaram da formação oferecida pelo projeto “Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades”, uma experiência de intervenção no âmbito da atenção primária/Saúde da Família ocorrida na cidade de São Paulo e voltada à promoção do desenvolvimento infantil através do fortalecimento dos cuidados familiares a gestantes e crianças menores de seis anos. O método escolhido para a coleta dos dados foi a “História de vida tópica”, uma vez que o objeto do estudo está circunscrito a uma determinada área de experiência dos sujeitos, neste caso, suas práticas educativas em saúde. As histórias, em número de seis, foram obtidas por meio de entrevistas combinando-se uma escuta aberta e atenta para a exploração e aprofundamento das experiências dos sujeitos e uma atitude diretiva para o levantamento de informações gerais e a manutenção do foco da investigação. No material coletado foram identificadas sete categorias empíricas. A categoria “Abertura para a escuta e presença” é apresentada e discutida aqui de forma detalhada, considerando-se o seu valor de contribuição como tecnologia leve para a construção de uma clínica ampliada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-07-02
Como Citar
Maricondi, M. A., & Chiesa, A. M. (2011). <b>A transformação das práticas educativas em saúde no sentido da escuta como cuidado e presença</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i4.12048. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(4), 704-712. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i4.12048
Edição
Seção
Artigos originais