<b>Vivências no espaço escolar de adolescentes vítimas de violência doméstica em acolhimento institucional</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.12138
Palavras-chave:
Adolescente, Saúde Escolar, Violência Doméstica.
Resumo
Considerando a dificuldade de inserção escolar de adolescentes vítimas de violência doméstica que foram acolhidos em instituições, buscamos conhecer e descrever as vivências desta população no espaço escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e sua análise foi feita pelo método de análise de conteúdo. No primeiro núcleo temático, intitulado Preconceito, ficou evidenciado que este é atribuído aos sujeitos do estudo de formas diversas e, muitas vezes, ocultas. Com relação ao próximo núcleo, intitulado Exclusão, é percebido que são gerados vários conflitos envolvendo a população estudada dentro do cenário escolar, culminando no fenômeno de exclusão social. A escola deve fazer parte da rede de apoio social e afetivo das crianças e adolescentes, em interação com os demais setores, e se constituir como efetivo fator de proteção, fornecendo recursos para o enfrentamento de eventos negativos presentes na vida destes sujeitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-01-04
Como Citar
Carlos, D. M., Ferriani, M. das G. C., Silva, M. A. I., & Leite, J. T. (2012). <b>Vivências no espaço escolar de adolescentes vítimas de violência doméstica em acolhimento institucional</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.12138. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(2), 298-305. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i2.12138
Edição
Seção
Artigos originais