<b>Um olhar para a qualidade no processo de atendimento em um serviço de urgência público</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17063
Palavras-chave:
Qualidade da Assistência à Saúde, Gestão de Qualidade, Serviço Hospitalar de Emergência, Pesquisa em Administração de Enfermagem.
Resumo
Pesquisa qualitativa que teve o objetivo de apreender a percepção da dimensão técnica da qualidade do processo de atendimento, sob a perceptiva de trabalhadores de um Serviço de Urgência Público. Foram realizadas dez entrevistas individuais com trabalhadores da equipe multiprofissional. Os dados foram tratados de acordo com o método Análise de Conteúdo Temática e analisados em três subcategorias. Os entrevistados identificaram a qualidade no processo de atendimento, destacando a importância da integração entre a unidade de urgência e os serviços intra e extra-hospitalares; a necessidade de a qualidade estar presente em todos os níveis de atenção do sistema de saúde; a expectativa e o direcionamento das lideranças em relação à qualidade do serviço; a gestão de eventos não desejados, focada no processo de trabalho e não na punição de pessoas; a promoção da qualidade a partir do acolhimento com classificação de risco e do atendimento de casos referenciados. Conclui-se que os trabalhadores percebem que o processo de atendimento no serviço de urgência está em sintonia com os preceitos da qualidade, o que aumenta a possibilidade de se produzir resultados satisfatórios.Downloads
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Publicado
2012-05-30
Como Citar
Silva, L. G. da, & Matsuda, L. M. (2012). <b>Um olhar para a qualidade no processo de atendimento em um serviço de urgência público</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17063. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(5), 121-128. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i5.17063
Edição
Seção
Artigos originais