<b>Dificuldades na implantação da política nacional de atenção integral à saúde do homem / Difficulties in the implantation of the national policy of integrated health care of man

  • Marclineide Nóbrega de Andrade Ramalho Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Adriana Montenegro de Albuquerque Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
  • Janne Kelli Freitas Maia Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Catolé do Rocha - PB.
  • Maria Benegelânia Pinto Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
  • Nathanielly Cristina Carvalho de B. Santos Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Palavras-chave: Política de Saúde, Saúde do Homem, Enfermagem.

Resumo

O Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem em 2009 e entre as metas do seu plano de ação estava implantar essa política em todos os municípios brasileiros até 2011. Este trabalho objetivou conhecer, segundo a percepção dos profissionais do serviço e da gestão, as dificuldades no processo de implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no município de Cuité – PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Na coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. A amostra constituiu-se por onze profissionais de saúde, sendo nove profissionais do serviço e dois da gestão. A análise do material empírico obtido foi realizada de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo, modalidade Temática. Os resultados mostraram que as dificuldades encontradas foram: baixa procura masculina pelos serviços de saúde por questões culturais; ausência de capacitação dos profissionais do serviço para atuar conforme a política; e pouco envolvimento das esferas governamentais a fim de garantir a sustentabilidade das ações. Com isso, percebe-se a necessidade de colocar a saúde do homem como ação prioritária no município para a efetiva implantação da política com o compromisso e apoio dos gestores locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-10-29
Como Citar
Ramalho, M. N. de A., Albuquerque, A. M. de, Maia, J. K. F., Pinto, M. B., & Santos, N. C. C. de B. (2014). <b&gt;Dificuldades na implantação da política nacional de atenção integral à saúde do homem / Difficulties in the implantation of the national policy of integrated health care of man. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 642 - 649. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.18420
Seção
Artigos originais