<b>Vídeo educativo: estratégia de ensino-aprendizagem para pacientes em tratamento quimioterápico</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.19659

  • Ana Paula Ribeiro Razera Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação em Enfermagem – CNPq – EEUSP/SP. Bauru, SP, Brasil.
  • Luciana Scatralhe Buetto Enfermeiras. Doutorandas pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Nariman de Felício Bortucan Lenza Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Helena Megumi Sonobe Enfermeira Estomaterapeuta Ti-Sobest. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Ribeirão Preto, SP, Brasil
Palavras-chave: Educação em Saúde, Enfermagem Oncológica, Recursos Audiovisuais, Quimioterapia.

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever as etapas de desenvolvimento de um vídeo educativo sobre o tratamento quimioterápico, como estratégia de educação para os pacientes oncológicos em quimioterapia. Para a elaboração do vídeo educativo, seguiram-se as cinco etapas preconizadas por Falkembach (2005): análise e planejamento; modelagem; implementação; avaliação e manutenção e distribuição. O desenvolvimento deste material educativo requer planejamento, seleção adequada de imagens, produção de textos de fácil entendimento, elaboração de um bom roteiro, assim como a combinação com a criatividade de transformar o desafio da transmissão da linguagem técnico-científica em mensagem adequada para o público-alvo. O enfermeiro, a partir de sua experiência clínica é capaz de desenvolver seu próprio material educativo, como no caso do vídeo educativo, facilitando o processo de educação em saúde e visando os benefícios proporcionados aos pacientes em tratamento quimioterápico, contribuindo assim para um tratamento eficaz e com a reintegração dos pacientes nas suas atividades cotidianas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro Razera, Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação em Enfermagem – CNPq – EEUSP/SP. Bauru, SP, Brasil.
Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru da Universidade de São Paulo.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Razera, A. P. R., Buetto, L. S., Lenza, N. de F. B., & Sonobe, H. M. (2014). <b>Vídeo educativo: estratégia de ensino-aprendizagem para pacientes em tratamento quimioterápico</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.19659. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(1), 173 - 178. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i1.19659
Seção
Artigos de revisão