<b>Câncer de mama: Estratégias de enfrentamento e sua relação com variáveis socioeconômicas / Breast cancer: coping strategies and their relation with socio-economic variables

  • Cintya Raquel Araújo Gonçalves Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Susana Bubach Enfermeira. Doutoranda em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Franciéle Marabotti Costa Leite Enfermeira. Doutoranda em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Palavras-chave: Neoplasias da Mama. Adaptação Psicológica, Fatores Socioeconômicos, Enfermagem.

Resumo

Trata-se de estudo transversal, exploratório, com abordagem quantitativa, cujo objetivo foi identificar as estratégias de enfrentamento adotadas por mulheres que vivenciaram o diagnóstico de câncer de mama e examinar a relação com as variáveis socioeconômicas. A população do estudo foi composta por 22 mulheres diagnosticadas com neoplasia mamária cadastradas na Estratégia de Saúde da Família ou no Programa de Agentes Comunitários de Saúde, do município de São Mateus, Espírito Santo. Para a análise estatística dos dados, foi utilizado o Social Package Statistical Science, versão 19.0, ano 2010. Os resultados demonstraram que o foco no problema e as práticas religiosas são mais utilizados pelas mulheres com câncer de mama, seguido do suporte social e emoção (p<0,05). Mulheres com maior grau de instrução e pertencentes à classe econômica mais elevada utilizam mais a estratégia de enfrentamento com focalização no problema Não houve significância estatística entre as estratégias de enfrentamento busca por práticas religiosas, suporte social e emoção e variáveis socioeconômicas. Conclusão: a mulher adota com mais frequência modalidades de enfrentamento com foco no problema e busca por práticas religiosas, sendo que as estratégias utilizadas podem ser influenciadas pela classe econômica e grau de instrução. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Gonçalves, C. R. A., Bubach, S., & Leite, F. M. C. (2014). <b&gt;Câncer de mama: Estratégias de enfrentamento e sua relação com variáveis socioeconômicas / Breast cancer: coping strategies and their relation with socio-economic variables. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 690 - 696. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.20399
Seção
Artigos originais