<b> Privacidade e confidencialidade em saúde na vigilância epidemiológica: relato de experiência sob o olhar bioético / Privacy and confidentiality in health in epidemiological surveillance: experience report on bioethical look

  • Déborah Silva Sande Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Tatiana Almeida Couto Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Edite Lago da Silva Sena Enfermeira. Docente Doutora do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Rita Narriman Silva de Oliveira Boery Enfermeira. Docente Pós-Doutora do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Sérgio Donha Yarid Cirurgião-dentista. Docente Doutor do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Palavras-chave: Vigilância epidemiológica, Bioética, Comunicação sigilosa.

Resumo

Durante experiência de trabalho em vigilância epidemiológica, na Bahia, entre as atividades desenvolvidas, destaca-se a notificação compulsória de agravos e doenças. O estudo da disciplina Bioética em Ciência da Saúde, do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde, nível de Mestrado, mobilizou-nos à retomada de vivências cotidianas nos serviços de saúde que envolve questões bioéticas e que merece reflexão crítica. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma reflexão, segundo a perspectiva bioética, sobre a experiência vivenciada, envolvendo privacidade e confidencialidade em saúde, no contexto da vigilância epidemiológica. Trata-se de estudo descritivo da vivência em atividade de notificação compulsória no serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de município da Bahia, no período de novembro de 2011 a março de 2013. Permitiu-nos perceber que a negligência na aplicação de princípios bioéticos no âmbito da notificação compulsória pode interferir na saúde do usuário, pois não garante a integridade de seus direitos e reflete a inadequação da ambiência para os atendimentos e o despreparo dos profissionais, no que se refere ao conhecimento teórico-prático de bioética. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Sande, D. S., Couto, T. A., Sena, E. L. da S., Boery, R. N. S. de O., & Yarid, S. D. (2014). <b&gt; Privacidade e confidencialidade em saúde na vigilância epidemiológica: relato de experiência sob o olhar bioético / Privacy and confidentiality in health in epidemiological surveillance: experience report on bioethical look. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 788 - 793. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.21059
Seção
Relatos de experiência