<b>Repercussão da política pública e da educação na captação de doadores de sangue / Impact of education and public policy to blood donors motivation

  • Rosane Suely May Rodrigues Assistente Social do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Enfermagem – EDEN e do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário e Saúde e Família de Santa Catarina – NUPEQUISFAM-SC. Florianópolis – SC, Brasil.
  • Kenya Schmidt Reibnitz Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina - UFSC, Membro do EDEN. Florianópolis – SC, Brasil.
  • Jussara Gue Martini Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Membro do Membro do EDEN. Florianópolis – SC, Brasil.
  • Luciana Martins da Rosa Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina. Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando & Confortando.

Resumen

Pesquisa documental que objetiva apresentar a abrangência da legislação e da Política de Sangue e Hemoderivados e analisar a repercussão do Projeto Escola do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, Florianópolis/SC, como estratégia de captação de doadores de sangue. Foram investigados oito documentos oficiais e treze documentos técnicos no período de julho de 2010 a janeiro de 2011. Para a organização das informações, utilizou-se um protocolo de busca e registro. Para a categorização dos dados, utilizou-se a análise temática como modalidade da análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos, tendo como referência a filosofia e a Política da Captação de Doadores baseada na Política Nacional de Sangue e Hemoderivados. Os resultados identificaram o fortalecimento da política de captação de doadores de sangue e apontaram a eficácia e eficiência do projeto como estratégia de captação de doadores quando comparado ao percentual de doações preconizado pela Política Nacional de Sangue e Hemoderivados e à filosofia que permeia essa política. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2014-11-27
Cómo citar
Rodrigues, R. S. M., Reibnitz, K. S., Martini, J. G., & Rosa, L. M. da. (2014). <b&gt;Repercussão da política pública e da educação na captação de doadores de sangue / Impact of education and public policy to blood donors motivation. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(4), 739 - 748. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i4.21857
Sección
Articulo originale