<b> Perfil dos pacientes admitidos em uma unidade de Terapia Intensiva Oncológica/ Profile of patients admitted in a oncological Intensive Therapy Unit

  • Daianny Arrais de Oliveira da Cunha
  • Robson Lopes da Cunha
  • Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos
  • Elaine Machado de Oliveira
  • Raquel de Souza Soares
  • Patrícia dos Santos Claro Fuly
Palavras-chave: Cuidados críticos. Unidades de terapia intensiva. Enfermagem oncológica. Cuidados intensivos. Gestão em saúde.

Resumo

Este estudo objetiva analisar o perfil dos pacientes admitidos em uma unidade de terapia intensiva oncológica. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no período de setembro a dezembro de 2016, através de sistema informatizado utilizado pela instituição. Foram admitidos 55 pacientes durante o período da coleta. A idade variou entre 18 e 80 anos, com média de 55 anos. Em sua maioria, são pacientes com neoplasias gastrointestinais (29,09%), provenientes das enfermarias do hospital (32,73%). No geral, 14,55% receberam cuidados paliativos e a mortalidade total no período foi de 34,55%. A carga de trabalho apresentada foi de 79,04%, traduzida em uma demanda de trabalho de 18 horas e 57 minutos. Houve predomínio do Karnofsky Performance Status 30% (52,73%) e de pacientes com Índice de Comorbidade de Charlson entre 2 e 5 pontos (76,36%). As unidades de terapia intensiva oncológica devem estar preparadas para atuar com pacientes sem possibilidades de cura. A mortalidade não é superior quando comparada a unidades de terapia intensiva de outras especialidades, desmistificando a admissão de pacientes oncológicos em unidades de terapia intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daianny Arrais de Oliveira da Cunha

Enfermeira, Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde, plantonista na Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional do Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Robson Lopes da Cunha
Enfermeiro, Especialista em obstetrícia, Chefe do bloco cirúrgico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos
Enfermeiro, Doutor em Filosofia da Enfermagem, Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, UFF. Niterói, RJ, Brasil.
Elaine Machado de Oliveira
Enfermeira, Pós Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, SP, Brasil.
Raquel de Souza Soares
Enfermeira, Especialista em Terapia Intensiva, plantonista da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Patrícia dos Santos Claro Fuly
Enfermeira, Pós Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, UFF. Niterói, RJ, Brasil.
Publicado
2018-07-15
Como Citar
Cunha, D. A. de O. da, Cunha, R. L. da, Santos, M. L. S. C. dos, Oliveira, E. M. de, Soares, R. de S., & Fuly, P. dos S. C. (2018). <b&gt; Perfil dos pacientes admitidos em uma unidade de Terapia Intensiva Oncológica/ Profile of patients admitted in a oncological Intensive Therapy Unit. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i2.40365
Seção
Artigos originais