Efeitos dos programas educativos no controle da dor pós-operatória
Palavras-chave:
Dor pós-operatória, Educação, Ensaio clínico.
Resumo
Analisaram-se os efeitos de programas educativos na dor pós-operatória. A revisão bibliográfica foi realizada nas bases Medline, Ovid, Lilacs e Dedalus. A busca foi feita entre 1995 e 2005 e os descritores utilizados foram postoperative pain and education program, pain and education, pain and education program, educative and pain, postoperative and education, information and postoperative pain, dor and pós-operatório, dor and educação e dor and informação. Foram analisados 12 ensaios clínicos escritos em inglês, espanhol e português. A duração dos programas educativos variou entre 12 minutos e 24 horas e a maioria foi desenvolvida por equipe multidisciplinar. O conteúdo dos programas foi referente a dor e tratamento da dor e as estratégias de ensino incluíram aulas, folhetos, vídeos e website. As variáveis-desfechos diferiram nos estudos. Observou-se melhora da intensidade da dor (em 7 dos 11 estudos), da ansiedade (3/5), das atividades de vida diária (2/2), do sono (1/2), do estresse (1/1) e nos registros de enfermagem (1/1); houve redução do consumo de opióides (3/4) e do medo de opióides (1/1). Os programas educativos melhoraram a dor do pós-operatório, exceto no tempo de internação, percepção de bem-estar e alteração do humorDownloads
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Publicado
2008-09-09
Como Citar
Pedrosa, M. F. V., Pimenta, C. A. de M., & Cruz, D. A. L. M. (2008). Efeitos dos programas educativos no controle da dor pós-operatória. Ciência, Cuidado E Saúde, 6(1), 21. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i1.4961
Edição
Seção
Artigos originais