O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação
Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino-aprendizagem, Hospital.
Resumo
O presente estudo tem por objetivo caracterizar o estágio supervisionado de enfermagem em ambiente hospitalar enquanto espaço de ensino-aprendizagem na perspectiva de alunos egressos de um curso de graduação em enfermagem do sul do Brasil. Por meio da abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada, foram colhidos relatos e impressões do alunado, no sentido de promover uma avaliação pelos participantes acerca do processo formativo, principalmente no que se refere ao papel exercido pelos estágios nesse contexto. A análise desses relatos, tendo como fio condutor desse processo a literatura educacional e de enfermagem, colocam em xeque a problemática da formação para a docência no ensino superior. Os caminhos apontados pelos discursos de alunos, egressos e autores especializados, revelam a necessidade de promover nesses núcleos de formação iniciativas coletivas de reflexão, avaliação e pesquisa das práticas docentes e de ensino em consonância com os objetivos formativos do curso, através da instalação de relações dialéticas de trabalho, da formação continuada e inicial voltadas para as questões do ensino, e que permitam ao conjunto de docentes e discentes resgatar seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-09-24
Como Citar
Higarashi, I. H., & Nale, N. (2008). O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Ciência, Cuidado E Saúde, 5, 065-070. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i0.5156
Edição
Seção
Artigos originais