Compreensão da educação popular em saúde por uma equipe da Estratégia Saúde da Família
Resumen
Introdução: A Educação Popular em Saúde (EPS), baseada em Paulo Freire, busca reconhecer e enfrentar os problemas de saúde, pelo diálogo com classes populares, respeito às diferentes culturas e reconhecimento à diversidade dos saberes. Objetivo: Analisar o conhecimento sobre EPS de enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) da Estratégia Saúde da Família de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) em Fortaleza, Ceará. Método: Estudo qualitativo conduzido por entrevista semiestruturada aplicada a quatro enfermeiras e quatro ACS da UAPS, com o fito de analisar a compreensão dos participantessobre EPS. Os achados foram categorizados de acordo coma Análise Temática de Minayo. Resultados: A maioria dos profissionais trabalha entre doisedez anos no serviço. Parte conhece os conceitos básicos da EPS, mas não explicita aplicá-los cotidianamente. A maioria relatou falta de tempo nas consultas, manutenção e construção dos grupos e dificuldade financeira para compra de materiais para atividades de EPS. Citaram-se falta de humanização e foco biomédico-curativista. Conclusão: Majoritariamente, as ações de importância da Educação Popular em Saúde são desenvolvidas pela iniciativa dos profissionais, mesmo sem muito embasamento e direcionamento sobre o assunto, pela carência de protocolo específico do fluxo de trabalho para a conduçãodaspráticas no âmbito da EPS.
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Citas
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