Estudo sobre forças educativas eugênicas no Brasil, nas primeiras décadas do século XX

  • Lilian Denise Mai UEM
  • Maria Lucia Boarini UEM
Palavras-chave: Eugenia, Classe social, Família, Educação.

Resumo

O trabalho procura resgatar alguns princípios do movimento eugenista e investigar a forma como foi proposta a educação eugênica no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, mediante a análise histórica das categorias classe social, família e educação eugênica, discutidas em 36 edições do periódico Boletim de Eugenia (1929-1931). Conclui que os médicos eugenistas propunham muitas medidas para combater os problemas sociais da época, advindos da industrialização e urbanização, os quais eram explicados mediante as diferenças naturais de cada indivíduo, determinadas via hereditariedade. Focalizando o fenômeno biológico, negavam as contradições sociais e justificavam as diferenças de classe, propondo o recurso eugênico (multiplicação das famílias eugênicas e restrição das não eugênicas) como alternativa possível para alcançar o progresso nacional. Igualmente, configuraram-se forças educativas eugênicas importantes no período; porém, dada a ênfase em um paradigma biológico, os eugenistas apontavam para os limites de qualquer função transformadora da sociedade através da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Denise Mai, UEM
possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor não-titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem médico-cirúrgica, monitoria acadêmica, enfermagem em centro cirúrgico, formação de ensino superior em enfermagem, eugenia, reprodução humana e bioética. Currículo Lattes
Publicado
2008-11-07
Como Citar
Mai, L. D., & Boarini, M. L. (2008). Estudo sobre forças educativas eugênicas no Brasil, nas primeiras décadas do século XX. Ciência, Cuidado E Saúde, 1(1), 135-138. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v1i1.5682
Seção
Artigos originais