A vivência do medo por estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
Resumo
Objetivo: compreender a vivência do medo por estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Métodos: estudo exploratório, qualitativo, realizado com 16 estudantes matriculados em instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram coletados em junho de 2020, através de grupo focal realizado virtualmente, utilizando-se um roteiro semiestruturado com questões norteadoras. A partir da análise de conteúdo, modalidade temática, emergiram as categorias: Medo do desconhecido e suas repercussões na vida de estudantes universitários e viver daqui por diante: desafios impostos pela pandemia e semelhanças com experiências anteriores. Resultados: a pandemia de COVID-19 simbolizava o novo, evidenciado pelo sentimento de medo dos participantes frente ao imprevisível, à solidão, ao sofrimento e à finitude humana. As narrativas mostraram mudanças no viver dos estudantes universitários. Conclusão: apesar de seu ineditismo, a vivência da pandemia encontrou semelhanças em experiências pregressas de eventos estressores que possibilitaram aos participantes aprender e desenvolver sua capacidade de resiliência.
Downloads
Referências
Pinheiro MA, Melo RS. Diários de confinamento: a emergência do novo na intimidade da relação eu-outro-mundo. Psicol Soc. 2020; 32: e020011. DOI: 10.1590/1807-0310/2020v32240282
Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. O ensino de enfermagem no tempo Covid-19. Como reinventá-lo neste contexto? Texto Contexto Enferm. 2020; 29: e20200202. DOI: 10.1590/1980-265x-tce-2020-0002-0002
Naser AY, Dahmash EZ, Al-Rousan R, Alwafi H, Alrawashdeh HM, Ghoul I, et al. Mental health status of the general population, healthcare professionals, and university students during 2019 coronavirus disease outbreak in Jordan: a cross-sectional study. Brain Behav. 2020; 10(8): e01730. DOI: 10.1002/brb3.1730
Aker S, Mıdık Ö. The views of medical faculty students in Turkey concerning the COVID-19 pandemic. J Community Health. 2020; 45(4). DOI: 10.1007/s10900-020-00841-9
Zhang Y, Zhang H, Ma X, Di Q. Mental health problems during the COVID-19 pandemics and the mitigation effects of exercise: a longitudinal study of college students in China. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(10): 3722. DOI: 10.3390/ijerph17103722
Zhai Y, Du X. Mental health care for international chinese students affected by the COVID-19 outbreak. Lancet Psychiatry. 2020; 7(4): e22. DOI: 10.1016/S2215-0366(20)30089-4
Lai S, Ruktanonchai NW, Zhou L, Prosper O, Luo W, Floyd JR, et al. Effect of non-pharmaceutical interventions to contain COVID-19 in China. Nature. 2020; 585(7825). DOI: 10.1038/s41586-020-2293-x
Lazzerini M, Barbi E, Apicella A, Marchetti F, Cardinale F, Trobia G, et al. Delayed access or provision of care in Italy resulting from fear of COVID-19. Lancet Child Adolesc Health. 2020; 4(5): e10-e11. DOI: 10.1016/S2352-4642(20)30108-5
Goyal K, Chauhan P, Chhikara K, Gupta P, Singh MP. Fear of COVID 2019: first suicidal case in India! Asian J Psychiatr [on-line]. 2020; 49: 101989. DOI: 10.1016/j.ajp.2020.101989
Ornell F, Schuch, JB, Sordu AO, Kessler FHP. “Medo pandêmico” e COVID-19: carga e estratégias de saúde mental. Braz J Psychiatry. 2020; 42(3). DOI: 10.1590/1516-4446-2020-0008
Nguyen HT, Do BN, Pham KM, Kim GB, Dam HTB, Nhuyen TT, et al. Fear of COVID-19 scale-associations of its scores with health literacy and health-related behaviors among medical students. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(11): 4164. DOI: 10.3390/ijerph17114164
Dias E, Pinto FCF. A educação e a COVID-19. Ensaio: aval pol públ Educ. 2020; 28(108). DOI: 10.1590/s0104-40362019002801080001
Bardin L. Análise de Conteúdo. 1ª ed. São Paulo: Edições 70: 2011.
Buriola AA, Silva AST, Ribeiro JEF, Possa J, Silingovschi GL, Gregolin MAZA, Camargo RMP. A percepção dos familiares sobre a unidade de internação psiquiátrica em um hospital geral. Cienc Cuid Saude. 2021; 20:e53197. Available from: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v20i0.53197
Silva HGN, Santos LES, Oliveira AKS. Effects of the new coronavirus pandemic on the mental health of individuals and communities. J Nurs. Health. 2020; 10: e20104007. DOI: 10.15210/JONAH.V10I4.18677
Silva RM, Goulart CT, Guido LA. Evolução histórica do conceito de estresse. Rev. Cient. Sena Aires. 2018; 7(2): 148-56. Available from: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/viewFile/316/225
Pereira SS, Teixeira CAB, Reisdorfer E, Vieira MV, Donato ECSG, Cardoso L. The relationship between occupational stressors and coping strategies in nursing technicians. Texto Contexto Enferm. 2016; 25(4):e2920014. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016002920014
Lima MA, Rodrigues SR, Sanches RS, Souza AR. Stress, burnout and hardiness among professionals nursing in intensive care and emergency. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde. 2020;17(3):82-9. Available from: https://doi.org/10.21450/rahis.v17i3.6260
Comin FS. O que esperar depois do (in)esperado?: saúde mental no trânsito (pós)pandemia. Rev. SPAGESP. 2021; 22(1): 1-5. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702021000100001&lng=pt&tlng=pt
Sousa EA, Loureto GDL, Freires LA, Monteiro RP, Gouveia VV.Estresse acadêmico: adaptação e evidências psicométricas de uma medida. Psicologia em Pesquisa. 2018;12(3):22-32. Available from: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23783
Copyright (c) 2022 Ciência, Cuidado e Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.