Impacto de uma colônia de férias para adolescentes com diabetes tipo 1: estudo longitudinal

Palavras-chave: Adolescente, Diabetes Mellitus Tipo 1, Acampamento, Conhecimentos, Autoeficácia, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivo: caracterizar adolescentes com diabetes tipo 1, frequentadores de uma colônia de férias, e sua evolução nas dimensões do conhecimento acerca da doença, na autoeficácia, qualidade de vida e hemoglobina glicada. Método: estudo quantitativo comparativo antes e após o campo, com seguimento de seis meses. Foram avaliados o conhecimento (teste de conhecimentos acerca da diabetes), aautoeficácia (self-efficacy diabetes scale), a qualidade de vida (disabkids chronic generic measure) e a hemoglobina glicada, em três momentos, de 2018 a 2019, em 30 adolescentes com diabetes dos 15 aos 18 anos, que participaram numacolônia de férias. Resultados: os adolescentes apresentavam inicialmente conhecimento global elevado (>80%) na área do exercício físico, hipoglicemia e complicações da diabetes, e inferior a 60% sobre conservação de insulina, substituição de lanceta, refeições, monitorização de glicose, vômitos, diarréia e consumo de bebidas alcoólicas. Os níveis de autoeficácia social aumentaram após a colônia, contudo não se mantiveram após seis meses. Não se observaram alterações nos valores da hemoglobina glicadae na qualidade de vida após a colônia. Conclusão: acolônia produziu efeito na autoeficácia social, contudo, não se pode afirmar impacto ao nível dos conhecimentos e qualidade de vida dos participantes. Os resultados sugerem a implementação de programas estruturados, com foco na promoção da autogestão da diabetes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Costa Flora, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E). Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR)

Enfermeira. Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E). Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Doutoranda em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Maria Isabel Dias da Costa Malheiro, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR).

Enfermeira. Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Doutora em Enfermagem. Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR). Lisboa, Portugal. 

Luísa Barros, Faculdade de Psicologia. Universidade de Lisboa.

Doutora em Psicologia. Professora Catedrárica, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Marina Dingle, Associação Protetora de Diabéticos de Portugal.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, Associação Protetora De Diabéticos de Portugal. Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Lisboa, Portugal.

Referências

International Diabetes Federation. IDF: Diabetes ATLAS [Internet]. 9th ed. Belgium; 2019. Available from: https://www.diabetesatlas.org

Libman I, Haynes A, Lyons S, Pradeep P, Rwagasor E, Tung JY, et al. Clinical Practice Consensus Guidelines 2022: Definition, epidemiology, and classification of diabetes in children and adolescents. Pediatr Diabetes [Internet]. 2022 Dec 20;23(8):1160–74. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/pedi.13454

Annan SF, Higgins LA, Jelleryd E, Hannon T, Rose S, Salis S, et al. Clinical Practice Consensus Guidelines 2022: Nutritional management in children and adolescents with diabetes. Pediatr Diabetes [Internet]. 2022 Dec 5;23(8):1297–321. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/pedi.13429

Cengiz E, Danne T, Ahmad T, Ayyavoo A, Beran D, Ehtisham S, et al. Clinical Practice Consensus Guidelines 2022: Insulin treatment in children and adolescents with diabetes. Pediatr Diabetes [Internet]. 2022 Dec 20;23(8):1277–96. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/pedi.13442

Gregory JW, Cameron FJ, Joshi K, Eiswirth M, Garrett C, Garvey K, et al. Clinical Practice Consensus Guidelines 2022: Diabetes in adolescence. Pediatr Diabetes [Internet]. 2022 Nov 17;23(7):857–71. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/pedi.13408

Elsayed NA, Aleppo G, Aroda VR, Bannuru RR, Brown FM, Bruemmer D, et al. 14. Children and Adolescents: Standards of Care in Diabetes—2023. Diabetes Care [Internet]. 2023 Jan 1;46(January):S230–53. Available from: https://diabetesjournals.org/care/article/46/Supplement_1/S230/148046/14-Children-and-Adolescents-Standards-of-Care-in

Bock M, Codner E, Craig ME, Huynh T, Maahs DM, Mahmud FH, et al. Clinical Practice Consensus Guidelines 2022: Glycemic targets and glucose monitoring for children, adolescents, and young people with diabetes. Pediatr Diabetes [Internet]. 2022 Dec 20;23(8):1270–6. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/pedi.13455

Silva ANS, Serafim ARDMR, Alcântara CM de, Queiroz MVO. Experiências de adolescentes com diabetes tipo 1 e intervenções educativas multiprofissionais para o cuidado. Ciência, Cuid e Saúde [Internet]. 2018 Aug 28;17(1). Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/40434

Dos Santos Soldera AG, De Lima Rodrigues J, Ferraz Teston E, Mazzo A, Guimarães dos Santos Almeida R. Health education strategies for patients with Diabetes mellitus in insulin therapy: integrative review. Ciência, Cuid e Saúde [Internet]. 2022 Jun 7;21:1–10. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/58574

Hasan I, Chowdhury ABMA, Haque MI, Patterson CC. Changes in glycated hemoglobin, diabetes knowledge, quality of life, and anxiety in children and adolescents with type 1 diabetes attending summer camps: A systematic review and meta‐analysis. Pediatr Diabetes [Internet]. 2021 Mar 2;22(2):124–31. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/pedi.13147

Valenzuela JM, Records SE, Mueller KA, Martin MT, Wolf RM. Racial Ethnic Disparities in Youth With Type 1 Diabetes Participating in Diabetes Summer Camps. Diabetes Care [Internet]. 2020 Apr 1;43(4):903–5. Available from: https://diabetesjournals.org/care/article/43/4/903/35735/Racial-Ethnic-Disparities-in-Youth-With-Type-1

Bandura A. Human agency in social cognitive theory. Am Psychol [Internet]. 1989;44(9):1175–84. Available from: http://doi.apa.org/getdoi.cfm?doi=10.1037/0003-066X.44.9.1175

The Whoqol Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): Development and general psychometric properties. Soc Sci Med [Internet]. 1998 Jun;46(12):1569–85. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0277953698000094

Flora M, Gameiro M. Self-Care of Adolescents with Type 1 Diabetes Mellitus: Knowledge about the Disease. Rev Enferm Ref [Internet]. 2016 Mar 29;IV Série(No8):17–26. Available from: http://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2565&id_revista=24&id_edicao=90

Grossman HY, Brink S, Hauser ST. Self-Efficacy in Adolescent Girls and Boys With Insulin-Dependent Diabetes Mellitus. Diabetes Care [Internet]. 1987 May 1;10(3):324–9. Available from: https://diabetesjournals.org/care/article/10/3/324/835/Self-Efficacy-in-Adolescent-Girls-and-Boys-With

Pereira MG, Almeida P. Auto-eficácia na diabetes: Conceito e validação da escala. Análise Psicológica [Internet]. 2012 Dec 3;22(3):585–95. Available from: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/228

Ravens-Sieberer U, Erhart M, Rajmil L, Herdman M, Auquier P, Bruil J, et al. Reliability, construct and criterion validity of the KIDSCREEN-10 score: a short measure for children and adolescents’ well-being and health-related quality of life. Qual Life Res [Internet]. 2010 Dec 30;19(10):1487–500. Available from: http://link.springer.com/10.1007/s11136-010-9706-5

Carona C, Silva N, Moreira H, Canavarro MC, Bullinger M. Does the small fit them all? The utility of Disabkids-10 Index for the assessment of pediatric health-related quality of life across age-groups, genders, and informants. J Child Heal Care [Internet]. 2015 Dec 5;19(4):466–77. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1367493514522867

Aldossary L, Snelgrove S. Knowledge and Understanding of Type 1 Diabetes and Its Management among Saudi Children and Adolescents. J Diabetes Mellit [Internet]. 2020;10(01):1–15. Available from: https://www.scirp.org/journal/doi.aspx?doi=10.4236/jdm.2020.101001

Mauri A, SCHMIDT S, Sosero V, SAMBATARO M, NOLLINO L, Fabris F, et al. A structured therapeutic education program for children and adolescents with type 1 diabetes: an analysis of the efficacy of the ‘Pediatric Education for Diabetes’ project. Minerva Pediatr [Internet]. 2021 Apr 1 [cited 2022 Nov 23];73(2):159–66. Available from: https://www.minervamedica.it/index2.php?show=R15Y2021N02A0159

Troncone A, Chianese A, Cascella C, Zanfardino A, Iafusco D. Psychological Outcomes in Children and Early Adolescents With Type 1 Diabetes Following Pediatric Diabetes Summer Camp: A 3-Month Follow-Up Study. Front Pediatr [Internet]. 2021 Mar 10;9(March):1–11. Available from: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fped.2021.650201/full

Skoufa L, Makri E, Barkoukis V, Papagianni M, Triantafyllou P, Kouidi E. Effects of a Diabetes Sports Summer Camp on the Levels of Physical Activity and Dimensions of Health-Related Quality of Life in Young Patients with Diabetes Mellitus Type 1: A Randomized Controlled Trial. Children [Internet]. 2023 Feb 26;10(3):456. Available from: https://www.mdpi.com/2227-9067/10/3/456

Guo J, Luo J, Yang J, Huang L, Wiley J, Liu F, et al. School‐aged children with type 1 diabetes benefit more from a coping skills training program than adolescents in China: 12‐month outcomes of a randomized clinical trial. Pediatr Diabetes [Internet]. 2020 May 23;21(3):524–32. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/pedi.12975

Costa LMFC, Vieira SE. Quality of life of adolescents with type 1 diabetes. Nascer e crescer - Birth Growth Med J [Internet]. 2020 Mar;29(3):128–34. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1807593222014077.

Publicado
2023-06-06
Como Citar
Flora, M. C., Malheiro, M. I. D. da C., Barros, L., & Dingle, M. (2023). Impacto de uma colônia de férias para adolescentes com diabetes tipo 1: estudo longitudinal. Ciência, Cuidado E Saúde, 22. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v22i0.66468
Seção
Artigos originais