Problem based learning: percepção de egressos de graduação em enfermagem

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em Enfermagem, Currículo, Ensino

Resumo

Objetivo: compreender como os egressos de enfermagem percebem a contribuição da metodologia Problem Based Learning (PBL) no desenvolvimento de sua formação acadêmica. Método: trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada guiada pela questão norteadora: Como foi o uso do método Problem Based Learning na sua formação profissional? As entrevistas foram audiogravadas e posteriormente submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: da fala dos participantes, emergiram 22 unidades de significação, que deram origem a sete subcategorias, constituintes das três categorias de análise: estrutura curricular diferente, vantagens para a formação profissional e entraves para a implementação do PBL. Foi proporcionada uma formação adequada, coerente como Projeto Pedagógico do Curso proposto para a formação profissional, principalmente por favorecer o desenvolvimento de atitudes proativas, críticas e reflexivas de acordo com as diretrizes curriculares. As dificuldades e os desafios referem-se, sobretudo, à incompreensão dos aspectos pedagógicos do método e à dificuldade na organização dos alunos. Considerações finais: o PBL foi reconhecido como um diferencial no processo de ensino-aprendizagem, especialmente por estimular o aprender a aprender, o que reforça a importância de manter o estudante no centro do processo educativo. No entanto, como toda inovação pedagógica, a implementação do PBL apresentou desafios, principalmente relacionados à necessidade de ajustes contínuos no modelo curricular.

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Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor da graduação e pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto Integrado de Saúde. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

Nathália Miranda Coene, Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso

Enfermeira. Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso. Rio Verde, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

Andrezza Gabrielly dos Santos Soldera, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. UFMS. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Leticia Zaleski Braga, Universidade Federal de Mato Grosso do sul

Graduanda em Enfermagem. UFMS Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.  

Arminda Rezende de Pádua Del Corona, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professor da graduação em enfermagem da UFMS, Instituto Integrado de Saúde. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

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Publicado
2024-11-19
Como Citar
Guimarães dos Santos Almeida, R., Miranda Coene, N., dos Santos Soldera, A. G., Zaleski Braga, L., & Rezende de Pádua Del Corona, A. (2024). Problem based learning: percepção de egressos de graduação em enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 23. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/68826
Seção
Artigos originais