Problem based learning: percepção de egressos de graduação em enfermagem
Resumo
Objetivo: compreender como os egressos de enfermagem percebem a contribuição da metodologia Problem Based Learning (PBL) no desenvolvimento de sua formação acadêmica. Método: trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada guiada pela questão norteadora: Como foi o uso do método Problem Based Learning na sua formação profissional? As entrevistas foram audiogravadas e posteriormente submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: da fala dos participantes, emergiram 22 unidades de significação, que deram origem a sete subcategorias, constituintes das três categorias de análise: estrutura curricular diferente, vantagens para a formação profissional e entraves para a implementação do PBL. Foi proporcionada uma formação adequada, coerente como Projeto Pedagógico do Curso proposto para a formação profissional, principalmente por favorecer o desenvolvimento de atitudes proativas, críticas e reflexivas de acordo com as diretrizes curriculares. As dificuldades e os desafios referem-se, sobretudo, à incompreensão dos aspectos pedagógicos do método e à dificuldade na organização dos alunos. Considerações finais: o PBL foi reconhecido como um diferencial no processo de ensino-aprendizagem, especialmente por estimular o aprender a aprender, o que reforça a importância de manter o estudante no centro do processo educativo. No entanto, como toda inovação pedagógica, a implementação do PBL apresentou desafios, principalmente relacionados à necessidade de ajustes contínuos no modelo curricular.
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