História, ensino e aprendizagem: a experiência do Pibid de História da Universidade Estadual de Maringá/PR

  • Angelo Priori UEM
  • Leandro Brunelo
  • Letícia Aparecida Paixão
Palavras-chave: Ensino de História, Iniciação a Docência, Pibid

Resumo

O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes universitários do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Maringá a melhor compreensão da realidade educacional do país e a percepção aguçada do ensino de História. Os licenciandos estão vivenciando, no contexto escolar, experiências específicas da prática docente em sala de aula e para além da sala de aula. A experiência no Pibid abarca novas relações com o conhecimento histórico escolar, valorizando o ensino de História junto aos estudantes da Educação Básica e desmitificando a ideia de um ensino de história descolado da realidade do aluno. As diversas atividades que são desenvolvidas (oficinas, debates, cine-clubes, reforço escolar, plantão de dúvidas, canais de comunicação na internet, exposições fotográficas e artísticas) colaboram para a formação dos licenciandos e dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, que podem vivenciar a contribuição do pensamento histórico para a compreensão de nossa contemporaneidade

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-03-14
Como Citar
Priori, A., Brunelo, L., & Paixão, L. A. (2017). História, ensino e aprendizagem: a experiência do Pibid de História da Universidade Estadual de Maringá/PR. Dialogos, 16, 319-329. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36067
Seção
Projetos