Renovação educacional e desenvolvimento econômico: o ensino vocacional em São Paulo - uma questão política
Abstract
No Estado de São Paulo a década de 1960 foi marcada pela implantação de diversos processos de renovação educacional e ao mesmo tempo se ultimava o processo de tramitação do projeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em ambos os casos o debate educacional era perpassado por questões políticas atinentes à perspectiva de redemocratização da sociedade brasileira, colocada pelo Pós-Guerra e pelo término da ditadura Vargas. Seria plausível conceber articulações entre os dois tipos de processo, mas, ao contrário, o que se verificava eram discrepâncias. Este trabalho analisa essas discrepâncias visando discutir os conflitos que se estabeleceram entre a expectativa de fazer da educação um suporte para a modernização econômica e as concepções segundo as quais a educação deveria, antes de tudo, promover a inserção da maioria da população no processo de construção de uma sociedade democrática.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).